Arroz terá safra de 11,95 milhões de toneladas no Brasil

Agronegócio

Arroz terá safra de 11,95 milhões de toneladas no Brasil

Os gaúchos e catarinenses seguem como maiores produtores de arroz do Brasil e, juntos, deverão representar 80% da safra
Por: -Janice
256 acessos
Com uma queda de 1% em relação ao último levantamento, a safra brasileira de arroz será de 11,95 milhões de toneladas. Segundo a Conab, o Centro-Oeste e o Sudeste terão reduções acentuadas na produção em decorrência do avanço de culturas bioenergéticas, como a soja e milho. Já a produção gaúcha não deverá ter oscilações e o Estado irá alcançar 7,1 milhões de toneladas, com uma produtividade de 6,7 mil quilos por hectare.


Em comparação com os rendimentos das outras regiões, o Rio Grande do Sul se destaca pela adoção de tecnologias que promovem a sustentação do setor. No Nordeste, por exemplo, a área plantada chega a 746 mil hectares, mas a produtividade é de apenas 1,6 mil quilos por hectare. Mesmo caso registrado no Centro-Oeste, aonde os rendimentos chegam a 2,8 mil quilos por hectare.


Os gaúchos e catarinenses seguem como maiores produtores de arroz do Brasil e, juntos, deverão representar 80% da safra. Conforme o levantamento, a área plantada com arroz no País sofreu uma redução de 1,3%, totalizando 2,9 milhões de hectares. O maior decréscimo é observado na região Centro-Oeste (16,2%), seguido da Sudeste (13,7%). Estas regiões participam com 16,1% na área total, com predominância da cultura de sequeiro.


Mas o decréscimo foi compensado, em parte, pela recuperação da área de plantio no Rio Grande do Sul, maior produtor nacional, onde apresenta crescimento de 11,2%. De acordo com o Instituto Rio Grandense do Arroz (Irga), a safra de 7,1 milhões de toneladas pode não ser confirmada em decorrência do frio que atingiu as plantas na fase final do desenvolvimento da cultura, podendo diminuir a produtividade da lavoura. As informações são da assessoria de imprensa do Irga.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink