CI

Artigos para 12ª edição já podem ser enviados

Trabalhos sobre Enologia, Viticultura, Enoturismo e Gestão podem ser inscritos até 10 de abril


Foto: Marcel Oliveira

Em 11 anos, a Associação Brasileira de Enologia (ABE) publicou 137 artigos inéditos, contribuindo para a qualificação da cadeia produtiva da uva e do vinho. Foram 11 edições da Revista Brasileira de Viticultura e Enologia, única publicação técnico-científica do Brasil no setor. A Comissão Organizadora e Editorial, formada por pesquisadores e enólogos, já trabalha na 12ª edição, que será apresentada durante a Avaliação Nacional de Vinhos – Safra 2020, no dia 26 de setembro, em Bento Gonçalves (RS). Os trabalhos podem ser enviados pelo e-mail [email protected] até o dia 10 de abril. As normas de publicação estão disponíveis no site https://www.enologia.org.br/revista/normas/.

A publicação não apenas preenche uma lacuna existente no setor como também promove a pesquisa, oportunizando aos profissionais o acesso a novos estudos. Fonte de pesquisa, a revista passou a ser referência no Brasil e no exterior, devido a qualidade dos artigos que trazem conteúdos relevantes para a prática do enólogo. Atendendo a demandas de conhecimento, os temas trazem novas visões em torno de assuntos atuais, priorizando o ineditismo.

Lançado pela ABE em 2008, o projeto tem o propósito de promover a aproximação de seus associados de estudos recentes capazes de auxiliar na atualização dos que atuam no setor. O presidente da ABE, enólogo Daniel Salvador, destaca que a qualificação dos enólogos sempre será prioridade da entidade. “A busca pelo conhecimento nunca se esgota. E nós, que temos como missão transformar a uva em vinho, temos o desafio de superar os obstáculos que a natureza nos impõe. A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia informa, compartilha conhecimento, aponta novos rumos, mostra novas descobertas”, destaca.

Com periodicidade anual e tiragem de 2,5 mil exemplares, a revista é distribuída entre o público da Avaliação Nacional de Vinhos e associados da ABE. Universidades, escolas e associações de enólogos de outros países, bem como institutos de pesquisa e demais instituições de ensino, também recebem a revista. A Revista Brasileira de Viticultura e Enologia é orientada pelo editor-chefe Dr. Alberto Miele e pelo editor Dr. Luciano Manfroi. O PDF das edições anteriores pode ser acessado no site https://www.enologia.org.br/revista/downloads/1.

Comissão organizadora

Daniel Salvador, Alberto Miele, Dr. Luciano Manfroi, Edegar Scortegagna, Carlos Abarzúa, Christian Bernardi, Cláudia Stefenon, Dario Crespi, Juliano Perin.

Comitê editorial

Dr. Alberto Miele (Editor-Chefe), Dr. Luciano Manfroi (Editor), Dr. Carlos Eugênio Daudt, Dra. Cláudia A. Stefenon, Dr. Celito Crivellaro Guerra, Dr. Eduardo Giovannini, Dr. Erasmo José Paioli Pires, Dr. Jean Pierre Rosier, Dr. Luciano Manfroi, Dr. Maurilo Monteiro Terra, Dra. Regina Vanderlinde, Dr. Sérgio Ruffo Roberto e Dr. Vitor Manfroi

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.