As carnes vegetais são nutritivas?
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Imagem: Embrapa
ESTUDOS

As carnes vegetais são nutritivas?

Este tipo de dieta se concentra fortemente em priorizar os alimentos de origem vegetal e reduzir os de origem animal
Por: -Leonardo Gottems

A alimentação desempenha um papel fundamental para um estilo de vida saudável e ajuda a alcançar uma boa saúde. Nessa cadeia, o alimento constitui nossa dieta. Atualmente, dentro das inúmeras ofertas de alimentos existentes, o consumidor pode escolher entre  produtos de origem animal ou vegetal . No caso dos primeiros, são muito apreciados, sendo considerados um alimento muito nutritivo e associado a uma boa saúde. 

 Em particular, nos países ocidentais, a carne desempenha um papel muito importante na nutrição humana. Segundo a Fundação Espanhola de Nutrição (FEN), a carne é um elemento essencial da alimentação, pois fornece ao nosso organismo uma grande quantidade de nutrientes: Por exemplo,  proteínas . A carne tem entre 20 a 25% de proteína, basicamente proveniente do tecido muscular, parte fundamental das carnes. Suas proteínas são de alto valor biológico e são necessárias diariamente. Comparada à carne de origem animal, encontramos consumidores de produtos de origem vegetal. 

Na produção de proteína vegetal,  a pegada ecológica é inferior  às de origem animal, segundo dados publicados na revista  Science . Esta é uma das razões pelas quais mais e mais pessoas estão aderindo ao vegetarianismo ou ao veganismo. 

Este tipo de dieta se concentra fortemente em priorizar os alimentos de origem vegetal e reduzir os de origem animal. “Isso poderia ser interpretado como um  retorno à autêntica dieta mediterrânea,  rica em legumes, cereais e vegetais e pobre em carnes e outros alimentos de origem animal”, explicou  a  nutricionista Laura González. 

A gama de produtos é vasta, mas não são todos iguais, “por isso é importante escolher os que são feitos com  ingredientes frescos, vegetais e reconhecíveis,  que encontra na sua despensa. Além de optar por aqueles que combinam cereais como trigo e soja por fornecerem proteína vegetal de qualidade ”, aconselha o especialista. 


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