CI

As muitas utilidades da manipueira, um líquido precioso

Liquido serve de alimento para o gado, adubo orgânico e pesticida natural


Era considerado um veneno e altamente poluidor. Agora a manipueira, extraída da mandioca, serve de alimento para o gado, adubo orgânico e pesticida natural ecologicamente corretos

A manipueira é o liquido extraído da mandioca quando ela é prensada no processo de fabricação da farinha. Tanto a mandioca quanto esse líquido contém ácido cianídrico, venenoso e nocivo à alimentação humana e animal.

Devido a isso, muitos produtores de farinha despejavam a manipueira de forma concentrada e em grande quantidade em céu aberto, curso d´água, agredindo o meio ambiente com elevada carga de matérias orgânicas e ácido cianídrico. O produtor agindo assim está poluindo e também desperdiçando um líquido precioso.

Para que a manipueira deixe de ser um veneno e se transforme em um complemento alimentar seguro, basta submetê-la à fermentação anaeróbica, ou seja, deixar o líquido repousar durante 15 dias em um tanque cercado. O ácido cianídrico, considerado venenoso, evapora e resta a manipueira pronta para servir de complemento alimentar para o gado. O produtor deve ter o cuidado de proteger o tanque, pois caso um animal venha beber o liquido durante a fermentação, pode ser fatal.

"Para o animal que não está habituado à ingerir a manipueira, ela dever ser administrada gradativamente até se habituar ao gosto" diz o produtor Ivo Roberto Pinto, secretário de Agricultura de São Domingos, município de Sergipe onde existem mais de 250 casas de farinha que abastecem o estado além de Alagoas e Bahia. Todos lá, utilizam a manipueira como adubo, alimento para animais e no combate às pragas.

A manipueira não é só um ótimo complemento alimentar para o gado. Ela serve também para combater pragas e doenças, controlar formigas e insetos e até fabricar vinagre e sabão. Misturada com óleo de mamona, ela pode ser usada também no controle de carrapatos.

Dela também se faz o conhecido tucupi, presente no tacacá e no pato ao tucupi, muito apreciados no norte do país.

Cada vez mais produtores descobrem que a manipueira é uma boa fonte de nutrientes para o solo no cultivo da mandioca, pois ela é rica em potássio, nitrogênio, magnésio, fósforo, cálcio e enxofre e pode ser aplicada no solo ou direto na planta. É um adubo orgânico, ecologicamente correto, reaproveitado no processo produtivo da mandioca.

No uso da manipueira na lavoura como adubo orgânico, há a diluição correta para atingir o efeito desejado. "Em cada caso, a diluição é diferente, tanto para adubação quanto para o controle de pragas" ensina o pesquisador da Embrapa Tabuleiros Costeiros (Aracaju-SE), Amaury Santos, especialista em agroecologia.

"Como adubo orgânico, a diluição da manipueira depende da cultura e da forma a ser aplicada, que tanto pode ser no solo quanto na folhagem", complementa. Já para o combate às formigas cortadeiras, ele recomenda a manipueira concentrada.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Tabuleiros Costeiros - Aracaju SE.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.