CI

Associação de culturas é alternativa de renda no agronegócio

Biomatrix Indica Híbridos para a Integração Lavoura, Pecuária e Silvicultura


No Brasil temos uma considerável extensão de terras formadas em pastagens em estado de degradação, ou seja, sem capacidade de se regenerar naturalmente. São pastos pouco produtivos que levam a descapitalização do pecuarista, impedindo-o de fazer novos investimentos ou a adoção de novas tecnologias. Portanto, criar gado numa pastagem reformada após colheita de grãos e tudo isso no meio de eucaliptos, é uma cena que deve ganhar força no campo.

É a chamada ILPS – Integração Lavoura, Pecuária e Silvicultura – uma alternativa inteligente que possibilita a recuperação de áreas degradadas, diversifica as atividades da propriedade, reduz os riscos de perdas por conta do clima ou do mercado e, por consequência, aumenta a renda do produtor.

A Sementes Biomatrix vem participando deste movimento oferecendo híbridos que melhor se adaptam a essa integração. Na Agropell - Fazenda Rio Grande em Paracatu - MG, a Biomatrix Indicou o híbrido de sorgo forrageiro BRS-610 consorciado com a brachiária, obtendo ótimos resultados de produtividade, sendo considerado pela proprietária Rowena Petroll "como o sorgo ideal para a ILP". Já na ILPS com eucalipto, a indicação foi o híbrido granífero BRS 310. O eucalipto foi plantado com espaçamento de 9,5 m e o sorgo plantado nas entre linhas (foto anexa). A cultura do sorgo tem um baixo custo de implantação no sistema ILP, em função da plantabilidade e custo de sementes por hectare.

A associação de eucalipto com milho ou sorgo e pecuária ainda é uma novidade para a maioria dos produtores, mas é uma alternativa de renda muito lucrativa uma vez que a formação de uma floresta de eucalipto leva cerca de 7 anos para ser cortada. Além do mais, essa associação é uma alternativa sustentável, mantendo a mata original das áreas e tornando-as produtiva.

O tema vem ganhando tanta força que pipocam por todo país eventos sobre o assunto e que recebem apoio de importantes entidades do setor, como a Embrapa, Banco do Brasil e o Ministério da Agricultura. Em abril, em Paracatu, a Sementes Biomatrix juntamente com a CAMPO - Companhia de Produção Agrícola e a Coopervap - Cooperativa Agropecuária do Vale do Paracatu, promoveram um encontro sobre ILPS para mais de 90 produtores da região, que viram nesse sistema de integração a saída para a recuperação de pastagens degradadas e melhoria da rentabilidade no campo.

Mais informações sobre os híbrido da Sementes Biomatrix através do site www.biomatrix.com.br ou pelo telefone (34) 3822.0779. As informações são da assessoria de imprensa da Sementes Biomatrix.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.