Agronegócio

Associação estimula criação do nelore em Rio Verde (GO)

A Associação de Criadores de Nelore do Rio Verde vai atuar tuar na promoção do crescimento da atividade na região
Por: -Redação
7 acessos

Está em funcionamento desde o final de 2006 a Associação de Criadores de Nelore do Rio Verde (ACNRV). A entidade é filiada à Associação de Criadores de Nelore do Brasil (ACNB) e deve atuar na promoção do crescimento da atividade na região, que já tem reconhecimento nacional pela qualidade genética.

Segundo o presidente da ACNRV, Juraci Martins de Oliveira, o maior objetivo é incentivar o crescimento. "A associação foi criada com a meta de organizar os criadores de nelore no município; incentivar a busca da qualidade através do melhoramento genético, de acordo com os padrões da ACNB; promover a profissionalização da produção pela contratação de profissionais qualificados e desvinculados da cadeia de fornecedores e facilitar o acesso dos criadores à tecnologias", diz. A associação reúne 42 criadores associados, com rebanho de 12.667 animais Puros de Origem (PO), que representam 3,95% do rebanho do município, de 320 mil cabeças, de acordo com o IBGE.

O presidente da ACNRV explica que 2006 foi ruim para o setor com o achatamento nos preços da carne que não acompanham as altas crescentes nos custos de produção. Os preços melhoraram por no máximo um mês durante a entressafra, que fica cada vez menos significativa, já que os confinamentos nivelam a oferta de gado neste período. A falta de políticas públicas capazes de dar suporte ao setor também prejudicou o pecuarista de corte.

Para 2007 e anos subseqüentes, segundo Martins, há uma tendência de escalada de preços dos produtos agrícolas, com o aumento da demanda mundial por grãos decorrente do crescimento da produção de bioenergia. Este aumento, especialmente no caso do milho e da soja, deverá se refletir nos custos de produção da pecuária. Por isso, o ano de 2007 deve ser de transição e o produtor precisa ter muita cautela ao fazer investimentos e buscar racionalizar seus custos .

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink