Associados do Sicredi terão acesso mais fácil a recursos


Agronegócio

Associados do Sicredi terão acesso mais fácil a recursos

Por: -Admin
10 acessos

Ainda neste ano, os quase 600 mil associados do Sistema de Crédito Cooperativo (Sicredi) poderão fazer suas transações financeiras, via internet, graças a um investimento de R$ 70 milhões que está sendo feito na modernização de todo o sistema de informática, e que vai ligar, on line, as 128 cooperativas integrantes da rede Sicredi, espalhadas em cinco Estados brasileiros (Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul), em 800 unidades de atendimento.

`Este é um dos novos serviços a serem ofertados aos nossos associados. Antes, eles só podiam fazer consultas eletrônicas. Agora, até o fim deste ano, poderão fazer qualquer transação financeira via internet`, disse o diretor de tecnologia da informação do Sicredi, André Papaleo. O novo sistema eletrônico terá foco nos negócios dos seus associados (empréstimos e aplicações) e vai centralizar, em Porto Alegre, todas as operações burocráticas de todas as cooperativas, como as questões de recursos humanos, auditorias, questões jurídicas, contabilidade, finanças.

O novo sistema, depois de `maturado` (algo em torno dos nove meses, depois de implantado, e funcionar a pleno) deve ofertar ao Sicredi uma redução anual de 10% nos custos opeacionais, mais receitas (entre 3% a 5%), dependendo do porte da cooperativa, além do crescimento dos benefícios que as cooperativas oferecem às suas comunidades (hoje, cerca de 60% da capitalização de cada unidade é investido na própria comunidade, nas mais variadas formas e sempre decidido pelos associados). Em três anos, o investimento do Sicredi na modernização de sua informática deve estar recuperado.

`Até o ano passado, o Sicredi investia, anualmente, cerca de 5% de seu patrimônio em tecnologia da informação. Agora, já está definido que esse investimento será em torno dos 10% anuais. O Sicredi está preparado para isso. Hoje, na América Latina, apenas as empresas de telecomunicações e os bancos comerciais são maiores do que o Sicredi em TI`.

Para o novo sistema de informática, o Sicredi vai comprar cerca de 2 mil PCs, a grande maioria da IBM, as soluções de bancos de dados e infra-estrutura da Oracle, softwares de segurança da E Trust (empresa gaúcha). `Não decidimos ainda, entre IBM e Oracle, a contratação das soluções de infra-estrutura do e-business. As soluções de rede, via satélite, serão da Tele Spazio e a comunicação terrestre será contratada da Brasil Telecom`, observou Papaleo. Do investimento de R$ 70 milhões, 60% serão aplicados na sede, em Porto Alegre, em infra-estrutura e na contratação e treinamento de cerca de 100 pessoas. Os outros 40% serão investidos nas `pontas`, nas unidades de atendimento.

Esse novo momento do Sicredi, definido como um `divisor de águas` pelo diretor de tecnologia e informação, deve-se as exigências de seus associados, convencidos que somente com a modernização de seus equipamentos de informática poderia continuar com o crescimento de seus números, como, por exemplo, em relação aos depósitos a vista (a média do sistema financeiro nacional, ano passado, registrou crescimento de 12%, enquanto no Bansicredi, o banco do sistema, esse crescimento foi de 47%).

`O grande diferencial do Sicredi está no fato de saber ser cooperativa. Por isso, teremos o nosso internet banking do jeito da Sicredi`, disse Papaleo. Até fins do próximo ano, o Sicredi terá seu portal oferecendo outros serviços, além das transações financeiras aos seus associados. `Mas isso também será decidido pelos associados`.

Hoje, o Sicredi se tornou referência nacional em estrutura de cooperativismo. A Federação das Indústrias do Estado de São Paulo tem indicado o Sicredi para soluções de cooperativas de trabalhadores do ABC paulista, por exemplo. `Ainda neste ano, teremos novidades sobre isso`, disse Papaleo.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink