Até sexta-feira alunos participam de Aventura no Horto de Alvorada

Evento

Até sexta-feira alunos participam de Aventura no Horto de Alvorada

Estudantes das escolas municipais de Alvorada estão ficando encantados em participar da Primeira Aventura no Hort
Por:
39 acessos

Os estudantes das escolas municipais de Alvorada estão ficando encantados em participar da Primeira Aventura no Horto, evento que está sendo promovido, desde segunda-feira (22/10), pela Emater/RS-Ascar, secretarias municipais de Meio Ambiente (Smam) e Educação e Corsan. A atividade acontece até sexta-feira e integra as semanas Interamericana e Estadual da Água. A expectativa dos organizadores é de que participem cerca de mil alunos.

Durante a aventura os estudantes aprendem, na prática, a conhecer os diferentes resíduos residenciais e como separá-los, o que é explicado por integrantes da secretaria municipal de Educação e que exige a participação das crianças por meio de jogos e atividades interativas. 

A técnica Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Mônica Moreira, mostra como fazer compostagem caseira em baldes com tampa, a preservação do solo com plantas de coberturas e a preparação e construção de uma horta para o consumo familiar. ?As crianças conhecem, pegam na mão, cheiram e tocam plantas medicinais, condimentares e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) existentes no local?, ressalta Mônica.

O processo de tratamento da água é demonstrado passo-a-passo pela Corsan e inclui a captação, adução, mistura rápida, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Os estudantes acompanham cada etapa, sanam dúvidas e ainda provam a água distribuída pela Corsan para o consumo.

A Aventura inclui ainda a apresentação do histórico de estruturação do horto, pelo biólogo Augusto Cruz de Azambuja, da Smam. Em 2008, foi iniciada a recuperação da área com colocação de terra e recuperação do solo com adubação verde, onde antes havia extração de saibro. Hoje o local é um parque botânico, que abriga espécies raras e que se transformou em um lindo espaço verde em meio à urbanização intensa, e que possibilita aos visitantes apreciar a vista da cidade. Os alunos participam ainda de uma trilha para visualizar e tocar árvores e outras plantas existentes no local.

Na segunda-feira ocorreu o ato de abertura, visitação de estudantes das escolas municipais Alcides Maia, Herbert José de Souza, Hilário Feijó e Padre Léo Seidel, e a entrega de troféu para os três primeiros lugares do Concurso da Primeira Aventura no Horto. Ao final do roteiro, os estudantes recebem um lanche ecológico subsidiado por patrocinadores. O horto é coordenado atualmente pela agrônoma Ângela Amaral, secretária da Smam.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink