CI

Até sexta-feira alunos participam de Aventura no Horto de Alvorada

Estudantes das escolas municipais de Alvorada estão ficando encantados em participar da Primeira Aventura no Hort


Os estudantes das escolas municipais de Alvorada estão ficando encantados em participar da Primeira Aventura no Horto, evento que está sendo promovido, desde segunda-feira (22/10), pela Emater/RS-Ascar, secretarias municipais de Meio Ambiente (Smam) e Educação e Corsan. A atividade acontece até sexta-feira e integra as semanas Interamericana e Estadual da Água. A expectativa dos organizadores é de que participem cerca de mil alunos.

Durante a aventura os estudantes aprendem, na prática, a conhecer os diferentes resíduos residenciais e como separá-los, o que é explicado por integrantes da secretaria municipal de Educação e que exige a participação das crianças por meio de jogos e atividades interativas. 

A técnica Agropecuária da Emater/RS-Ascar, Mônica Moreira, mostra como fazer compostagem caseira em baldes com tampa, a preservação do solo com plantas de coberturas e a preparação e construção de uma horta para o consumo familiar. ?As crianças conhecem, pegam na mão, cheiram e tocam plantas medicinais, condimentares e Plantas Alimentícias Não Convencionais (Pancs) existentes no local?, ressalta Mônica.

O processo de tratamento da água é demonstrado passo-a-passo pela Corsan e inclui a captação, adução, mistura rápida, floculação, decantação, filtração, desinfecção e fluoretação. Os estudantes acompanham cada etapa, sanam dúvidas e ainda provam a água distribuída pela Corsan para o consumo.

A Aventura inclui ainda a apresentação do histórico de estruturação do horto, pelo biólogo Augusto Cruz de Azambuja, da Smam. Em 2008, foi iniciada a recuperação da área com colocação de terra e recuperação do solo com adubação verde, onde antes havia extração de saibro. Hoje o local é um parque botânico, que abriga espécies raras e que se transformou em um lindo espaço verde em meio à urbanização intensa, e que possibilita aos visitantes apreciar a vista da cidade. Os alunos participam ainda de uma trilha para visualizar e tocar árvores e outras plantas existentes no local.

Na segunda-feira ocorreu o ato de abertura, visitação de estudantes das escolas municipais Alcides Maia, Herbert José de Souza, Hilário Feijó e Padre Léo Seidel, e a entrega de troféu para os três primeiros lugares do Concurso da Primeira Aventura no Horto. Ao final do roteiro, os estudantes recebem um lanche ecológico subsidiado por patrocinadores. O horto é coordenado atualmente pela agrônoma Ângela Amaral, secretária da Smam.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.