CI

Atraso na implantação do Sistema Sisbov

O dia 30 de novembro de 2006 estava estabelecido como data limite


Apesar de o dia 30 de novembro do ano passado ter sido estabelecido pela Instrução Normativa nº 17 como data limite para os produtores com animais cadastrados no Serviço de Rastreabilidade da Cadeia Produtiva de Bovinos e Bubalinos (Sisbov) realizarem o cadastramento dos novos animais na Base Nacional de Dados pelas regras do Sisbov antigo, o novo sistema ainda não foi implantado. Há 40 dias, produtores rurais já vêm sentindo prejuízos para o cumprimento das regras da nova norma em função de o sistema ainda não ter ido ao ar.

Segundo a normativa, no período compreendido entre 1º de dezembro de 2006 e o final deste ano é possível que se abatam ou comercializem os animais cadastrados na Base Nacional de Dados sob as regras antigas, sem perder a rastreabilidade dos animais. Mas os novos rebanhos a serem cadastrados para abate nos primeiros meses deste ano ainda estão na lista de espera e os pecuaristas já amargam prejuízos.

O sócio-proprietário da Pantanal Certificadora, Nelson Costa, revela “que quem precisar hoje de abate para março, já perdeu o prazo”.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.