CI

Atraso no plantio vai reduzir ainda mais a produtividade da soja em MT, adverte Aprosoja

Quebra será superior a 0,6 sacas por ha


Foto: Nadia Borges

A Aprosoja MT estima uma redução de produtividade da soja superior a previsão repassada pelo Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea). Segundo o presidente da entidade, Antonio Galvan, o atraso no plantio da oleaginosa deve provocar uma perda superior a 0,6 sacas por hectare em 2021. Em novembro, a produtividade esperada era de 58,03 sacas. Hoje, o indicador caiu para 57,41 sacas por hectare.

"Esta situação é preocupante, pois o atraso do plantio compromete a produtividade de modo geral. As melhores lavouras são aquelas plantadas até o dia 25 de outubro, mas como algumas acabaram a semeadura no início de novembro, nós devemos ter uma queda de produtividade em relação aos últimos anos. O Imea estima 0,6 sacas por hectare, mas falando com os produtores a gente acha que essa quebra será maior", adverte Galvan em entrevista ao Agrolink. Em 2019/2020, a produtividade média em MT foi de 59,09 sacas por hectare.

Embora a previsão seja desfavorável, a produção mato-grossense deve chegar a 35,49 milhões de toneladas, ultrapassando a safra passada, que foi de 35,40 mi/t. Se por um lado, a produtividade pode diminuir, o aumento da área plantada vai auxiliar o Estado a superar a colheita passada. “A redução na produtividade não significa uma quebra de safra porque houve aumento da área plantada. Mesmo assim, a gente não gostaria que houvesse essa quebra de produtividade por conta dos preços atuais", destaca o presidente da Aprosoja MT.

Para 2021, a área plantada chegou a 10,30 milhões de hectares, 3,18% acima do clico passado, conforme dados do Imea.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.