Atualização dos responsáveis garante UBS mais seguras

Agronegócio

Atualização dos responsáveis garante UBS mais seguras

Agrônomo aponta principais fatores que influenciam nas condições das unidades de beneficiamento
Por: -Janice
3441 acessos
Engenheiro agrônomo aponta principais fatores que influenciam nas condições das unidades de beneficiamento de sementes e as vantagens de treinamentos constantes

Com a taxa de utilização de semente legal crescente, a preocupação com as condições das unidades armazenadoras e de beneficiamento de sementes também cresce. Dados da Abrasem (Associação Brasileira de Produtores de Sementes e Mudas) mostram que taxa de utilização de semente de soja foi de 64% em 2010.


Diante disso, o engenheiro agrônomo Evaldo Cervieri Filho, doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas), salienta a importância de atualização nessa área. Ele afirma que a necessidade está associada ao desenvolvimento de novas técnicas, a modernização de alguns equipamentos de beneficiamento de sementes, a muita pesquisa e também a mudanças que são geradas por todos esses fatores descritos. “Há inclusive casos em que a grande maioria dos responsáveis pelas UBS (unidades de beneficiamento de sementes) são apenas práticos, sem nunca ter recebido nenhum treinamento sobre a função que exercem”, observa.


A falta de treinamento leva a problemas dentro da UBS. Dentre os principais, Cervieri destaca a confecção de lotes mal beneficiados, de baixa qualidade física, fisiológica e sanitária, além de desorganização e proliferação de pragas e insetos. “Outro problema comum são os erros de operação e monitoramento da secagem de sementes. Tudo isso compromete o resultado final”, complementa.


Cursos

Cursos de atualização devem ser feitos, pelo menos, uma vez ao ano já que novas técnicas são constantemente incorporadas. Em julho o professor será o responsável pelo Curso de Atualização em Beneficiamento e Armazenamento de Sementes promovido pela Fundação Pró-Sementes em Passo Fundo (RS) nos dias 7, 8 e 9 e em Campo Mourão (PR), nos dias 21, 22 e 23. O curso é destinado principalmente a técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e práticos que atuam direta ou indiretamente dentro da UBS. Pode também ser freqüentado por profissionais da área de sementes que atuam nos setores comercial e de marketing.


As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sementes Pró-Sementes.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink