CI

Atualização dos responsáveis garante UBS mais seguras

Agrônomo aponta principais fatores que influenciam nas condições das unidades de beneficiamento


Engenheiro agrônomo aponta principais fatores que influenciam nas condições das unidades de beneficiamento de sementes e as vantagens de treinamentos constantes

Com a taxa de utilização de semente legal crescente, a preocupação com as condições das unidades armazenadoras e de beneficiamento de sementes também cresce. Dados da Abrasem (Associação Brasileira de Produtores de Sementes e Mudas) mostram que taxa de utilização de semente de soja foi de 64% em 2010.


Diante disso, o engenheiro agrônomo Evaldo Cervieri Filho, doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes pela UFPel (Universidade Federal de Pelotas), salienta a importância de atualização nessa área. Ele afirma que a necessidade está associada ao desenvolvimento de novas técnicas, a modernização de alguns equipamentos de beneficiamento de sementes, a muita pesquisa e também a mudanças que são geradas por todos esses fatores descritos. “Há inclusive casos em que a grande maioria dos responsáveis pelas UBS (unidades de beneficiamento de sementes) são apenas práticos, sem nunca ter recebido nenhum treinamento sobre a função que exercem”, observa.

A falta de treinamento leva a problemas dentro da UBS. Dentre os principais, Cervieri destaca a confecção de lotes mal beneficiados, de baixa qualidade física, fisiológica e sanitária, além de desorganização e proliferação de pragas e insetos. “Outro problema comum são os erros de operação e monitoramento da secagem de sementes. Tudo isso compromete o resultado final”, complementa.


Cursos

Cursos de atualização devem ser feitos, pelo menos, uma vez ao ano já que novas técnicas são constantemente incorporadas. Em julho o professor será o responsável pelo Curso de Atualização em Beneficiamento e Armazenamento de Sementes promovido pela Fundação Pró-Sementes em Passo Fundo (RS) nos dias 7, 8 e 9 e em Campo Mourão (PR), nos dias 21, 22 e 23. O curso é destinado principalmente a técnicos agrícolas, engenheiros agrônomos e práticos que atuam direta ou indiretamente dentro da UBS. Pode também ser freqüentado por profissionais da área de sementes que atuam nos setores comercial e de marketing.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Pró-Sementes Pró-Sementes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.