CI

Audiência pública discutirá crise do setor de máquinas agrícolas

O RS teve uma perda de 9 mil postos de trabalho no último ano


A Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural da Câmara dos Deputados aprovou requerimento do deputado Luis Carlos Heinze (PP-RS) que propõe a realização de audiência pública para tratar da situação do setor de máquinas, implementos e componentes agrícolas, que compartilham da crise vivida pela agropecuária brasileira.

Segundo Heinze, dados do Sindicato das Indústrias de Máquinas e Implementos Agrícolas do Rio Grande do Sul (Simers) apontam que o estado, responsável por 65% da produção nacional desses maquinários, o desemprego atingiu 9 mil pessoas no último ano, em um setor que já empregou mais de 24 mil funcionários. “Outro dado apontado pelo sindicado é que há um ócio instalado na capacidade de produção dessas indústrias, que não conseguem se sustentar nem mesmo com exportações, já que o câmbio desfavorável também prejudica a indústria nacional", afirma o deputado.

Serão convidados para participar do encontro representantes do Simers, da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq), da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, parlamentares e representantes do governo e de instituições financeiras. A audiência deverá ser realizada na primeira semana de dezembro.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.