Aumentar uso de fósforo potencializa produtividade
CI
Imagem: Pexels
PESQUISA

Aumentar uso de fósforo potencializa produtividade

Os pequenos produtores em regiões tropicais podem dobrar sua produção agrícola até 2030
Por: -Eliza Maliszewski

Os pequenos produtores em regiões tropicais podem dobrar sua produção agrícola até 2030 em relação a 2015, constata um estudo para o qual contribuiu José Mogollón (Instituto de Ciências Ambientais). Mas, para isso, os produtores devem aumentar a entrada de fósforo além do que está previsto atualmente. O estudo está publicado na Nature Sustainability .

Dobrar a produção agrícola pelos pequenos produtores é uma das sub-metas dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável globais, estabelecidos pelas Nações Unidas em 2015. Exige que as culturas recebam quantidades suficientes de nutrientes, entre os quais nitrogênio e fósforo são os mais importantes. Os compostos de nitrogênio disponíveis nas plantas podem ser produzidos a partir do gás nitrogênio atmosférico em quantidades ilimitadas, mas o fósforo é derivado de rochas contendo fosfato e os estoques mundiais são finitos.

Revivendo solos esgotados

Em países industrializados, fertilizantes de fósforo têm sido usados ??profusamente por décadas, causando eutrofização de ambientes de água doce. Mas em muitos países tropicais com solos fortemente intemperizados, a situação é bem diferente. Fertilizantes quase não têm sido usados, os solos estão esgotados em nutrientes e improdutivos e o rendimento da colheita está abaixo do seu potencial. Mogollón observa, "Para aumentar a produção, os agricultores desses países precisarão aumentar o uso de fertilizantes de fósforo. E de acordo com cenários socioeconômicos realistas, isso é provável que aconteça".

Junto com colegas, incluindo cientistas da Agência de Avaliação Ambiental da Holanda (PBL) e da Universidade de Utrecht, ele mapeou até que ponto a escassez de fósforo limita os rendimentos em regiões tropicais onde são cultivadas principalmente safras de alimentos e onde os pequenos proprietários dominam a produção. Além disso, eles investigaram quanto os produtores de fósforo teriam que aplicar para cumprir a meta de dobrar a produção em 2030.

É necessário mais fósforo

Quando adicionado a solos esgotados, o fósforo liga-se aos minerais de ferro, alumínio e argila. Depois de fixado, fica menos disponível para as plantas. Portanto, o uso do fósforo não se traduzirá totalmente em maiores rendimentos agrícolas no curto prazo, mas também resultará na saturação do solo.

Mogollón e colegas calcularam que é possível superar o processo de fixação de fósforo e atingir a meta de dupla produção para as cinco regiões estudadas: África Subsaariana, Oriente Médio e Norte da África, Ásia Central e do Sul, Índia e Sul-Ásia leste. Mas essa possibilidade não se concretizará se os agricultores continuarem com a trajetória atual. Eles precisam aumentar o uso de fósforo mais do que planejam.

A África Subsaariana é a exceção

Apenas na África Subsaariana o uso planejado de fósforo chega perto do necessário para dobrar a produção agrícola. Mogollón observa: “Nesta região, o aporte de fósforo e a produtividade das safras são baixos, por isso não é muito difícil aumentá-los”. Os pesquisadores sugerem que a meta de dupla produção é muito pouco ambiciosa para a região. Pode ser maior.

Importante para reciclar fósforo

Pode ser difícil para os países em desenvolvimento importar o fósforo de que precisam, pois os estoques deverão aumentar nos próximos meses. A China, um dos principais produtores de fósforo, está limitando as exportações. Mas nem todo fósforo adicional precisa vir de rochas contendo fosfato, diz Mogollón: “Seria útil reciclar melhor o fósforo de dejetos animais, dejetos de alimentos e também da urina humana. Em um futuro com agricultura sustentável, isso certamente acontecerá. "


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.