CI

Aumento na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos em TO

Tocantins registra crescimento de 22,68% na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos em 2023


Foto: Canva

O estado do Tocantins experimentou um aumento na devolução de embalagens vazias de agrotóxicos. Dados da Agência de Defesa Agropecuária (Adapec) e das centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Pedro Afonso e Silvanópolis revelam que, em 2023, foram devolvidas 1.322 toneladas de embalagens, representando um aumento de 22,68% em relação ao mesmo período de 2022, quando foram devolvidas 1.074 toneladas.

Do total de embalagens devolvidas, 28,5 toneladas originaram-se de pequenos produtores rurais que participaram do Projeto de Recebimento Itinerante (RI) de embalagens vazias de agrotóxicos. Esse projeto abrangeu 24 municípios do estado, atendendo 866 pequenos agricultores.

Carlos César Barbosa, gerente de inspeção vegetal da Adapec, enfatizou o papel crucial da Agência no processo de devolução, destacando as fiscalizações e orientações fornecidas aos produtores rurais do Tocantins. Essas ações visam garantir que as embalagens vazias de agrotóxicos sejam removidas corretamente dos campos, encaminhadas aos postos e centrais de recebimento, para posterior destinação final, fechando assim o ciclo da logística reversa.

O presidente da Adapec, Paulo Lima, destacou que o aumento nas devoluções reflete a conscientização crescente dos produtores rurais sobre seu papel na sustentabilidade ambiental. “O aumento no número de devolução de embalagens vazias de agrotóxicos nas centrais, postos e nos RIs demonstram que os nossos produtores rurais estão cada dia mais conscientes do seu papel e também aponta a responsabilidade da Adapec na orientação aos produtores e nas ações de fiscalizações,” disse o presidente da Adapec.

Segundo a legislação, após a compra de agrotóxicos, os produtores têm um prazo de um ano para devolver as embalagens vazias, podendo ser estendido por mais seis meses, caso o produto não tenha sido totalmente utilizado. A Adapec aconselha os produtores a manterem o comprovante de devolução por dois anos na propriedade, para apresentação em caso de fiscalização.

Atualmente, o Tocantins conta com duas centrais de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos, localizadas em Pedro Afonso e Silvanópolis, além de quatro postos em Araguaína, Tocantinópolis, Gurupi e Lagoa da Confusão, onde os agricultores podem efetuar a devolução adequadamente.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.