CI

Aurora amplia linha de bebidas prontas

A cooperativa lançou este mês, em São Paulo, a nova linha Dellis com sete sabores


A Cooperativa Central Oeste Catarinense (Aurora Alimentos), de Chapecó (SC), um dos maiores grupos agroindustriais do País, reconhecida pela produção de carnes suínas e de aves, amplia sua linha de sucos prontos para beber e pretende conquistar, ainda este ano, 3% a 4% do mercado doméstico neste segmento. A cooperativa lançou este mês, em São Paulo, a nova linha Dellis com sete sabores - néctar, goiaba, laranja, maracujá, uva, pêssego, manga e maçã - definida com base em pesquisa com consumidores brasileiros.

Em maio, os produtos serão distribuídos no Sul e, nos meses seguintes, em todo o Brasil. A rede de distribuição da Aurora, com mais de 45 mil pontos, será utilizada para ampliar o mercado. A produção inicial é de 2 milhões de litros ao mês.

A cooperativa não informa o investimento. Diz apenas que foi "baixo". Apesar de sua indústria de processamento de frutas para sucos concentrados em Pinhalzinho (SC) ser bem equipada, questões estratégicas e logísticas levaram a Aurora a terceirizar a produção para a Usina Nova América, de Santa Cruz do Rio Pardo, no interior do estado de São Paulo. "No futuro, no entanto, poderemos optar por envase próprio", diz o presidente da Coopercentral, José Zeferino Pedrozo.

A linha Dellis da Aurora era formada por sucos concentrados em lata, nas variedades laranja e uva, nos tamanhos 1 litro e 500 ml e pelos sucos adoçados e reconstituídos (que são desidratados e, posteriormente, rehidratados) em embalagem longa vida nas variedades laranja e uva, nos tamanhos 1 litro e 250 ml. A área de sucos representa apenas 1% da receita da empresa, que no ano passado foi de R$ 1,5 bilhão. Neste ano, a participação deverá dobrar e o faturamento bruto saltar para R$ 1,8 bilhão. Em 2004, a Aurora esmagou 48.504 toneladas de fruta.

Pedrozo afirma que a cooperativa manterá a linha tradicional e a linha light, em embalagens consagradas neste segmento, nas versões de 1 litro e 200 ml, cartonadas. A agência T12, de Chapecó, desenvolveu as embalagens, modernizando a logomarca e a apresentação visual. Foram definidos dois tipos de embalagens: a Tetra Square 1 litro e Tetra Brik 200 ml.

"A vendas de sucos prontos para beber estão crescendo muito no Brasil", observa o diretor comercial da cooperativa, Leomar Somensi. Segundo ele, o perfil dos consumidores desses produtos é próprio de quem busca o suco pronto para beber e não quer apenas a bebida em si, mas também um bom alimento, diz o diretor.

A Coopercentral surgiu em 1969 no Oeste de Santa Catarina para possibilitar a instalação de indústrias de processamento de carnes. Em 36 anos de produção, a Cooperativa se destacou no Brasil e no exterior com os produtos Aurora como sinônimo de qualidade em derivados de suíno e de frango. Em 1984, a Coopercentral ingressou na área de sucos, com a marca Dellis e, em 2004, passou a industrializar produtos lácteos Aurolat. Em 2005, entrou no segmento de pizzas. Hoje conta com as marcas Aurora, Dellis e Aurolat.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.