Aurora assume operações da Agrodanieli
Negócio envolveu quatro unidades de aves em Tapejara (RS)

A Cooperativa Aurora Alimentos assume, nesta segunda-feira (17), as operações industriais de produção de aves do Grupo AgroDanieli, em Tapejara (RS). No próximo dia 21 já começam os abates para o processamento de produtos da marca. A transação recebeu a aprovação do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (CADE), órgão do Governo Federal responsável por zelar pela livre concorrência no mercado nacional.
Entraram no negócio quatro unidades: o frigorífico de aves localizado na comunidade de São Domingos, com capacidade para abate de 155 mil aves/dia; o frigorífico de aves situado em São Silvestre, com capacidade de abate de 50 mil aves/dia; a fábrica de subprodutos e a fábrica de rações com capacidade estática de produção para 70 toneladas/hora.
Também foi adquirido o Incubatório de Aves localizado no município vizinho de Ibiaçá (RS), com capacidade aproximada de 1,7 milhão de ovos/semana. Fez parte do negócio, ainda, a aquisição de uma estrutura de armazenagem de grãos com capacidade de 110.000 toneladas..
A força de trabalho atualmente ocupada no segmento de aves nas unidades será mantida. Os cerca de 2.000 trabalhadores diretamente empregados nessa estrutura de produção estão sendo transferidos para o novo proprietário. á os criadores de aves que formam a base produtiva da AgroDanieli devem se associar a uma das cooperativas agropecuárias do Sistema Aurora e, assim, se tornarão produtores rurais cooperados.
A Aurora prepara um plano de investimentos nas unidades incorporadas para execução em médio prazo. A unidade de aves de São Silvestre terá seu abate ampliado para 155 mil aves/dia, igualando-se em capacidade à planta de São Domingos. Todas as unidades passarão por melhorias com o objetivo de ampliar a produção e diversificar o mix de produtos a base de carne de frango que as plantas podem gerar.
Também está prevista a qualificação da planta localizada em São Silvestre para hospedar o SIF (Serviço de Inspeção Federal) e receber habilitação para o mercado externo. No momento ela opera com o SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal). A outra unidade avícola já tem SIF.
A Aurora Alimentos abate cerca de 1 milhão de cabeças de aves por dia. Com a aquisição, aumentará de imediato em 20% o processamento industrial de aves.