Austrália autoriza trigo transgênico argentino
"O pedido que apresentamos para a venda e uso de alimentos derivados do Trigo HB4 foi avaliado e, a partir de hoje, está autorizado", informou a Bioceres
A Bioceres destacou a aprovação de alimentos derivados do trigo HB4 tolerante à seca publicada no último dia 6 de maio pela Austrália, segundo o portal argentino agrofy.com.ar. Cabe destacar que a Austrália é um dos principais mercados produtores e exportadores deste cereal no mundo e um dos países que mais recentemente sofreu grandes secas.
"O pedido que apresentamos para a venda e uso de alimentos derivados do Trigo HB4 foi avaliado e, a partir de hoje, está autorizado", informou a Bioceres, citando uma resolução da Food Standards Australia-New Zealand, uma agência estatal do portfólio da Austrália Saúde do Governo.
“A Food Standards Australia New Zealand (FSANZ) avaliou um pedido feito por Trigall Genetics buscando permitir a venda e uso de alimentos derivados de um novo alimento produzido usando tecnologia genética: linha de trigo IND-00412-7. Esta linha de trigo foi geneticamente modificado para tolerância à seca e herbicida (glufosinato). Em 6 de dezembro de 2021, a FSANZ solicitou submissões sobre uma minuta de variação do Anexo 26 do Código de Padrões Alimentares da Austrália Nova Zelândia e publicou um relatório associado. FSANZ recebeu oito inscrições”, diz o comunicado.
Pelas razões resumidas no relatório, “a FSANZ decidiu aprovar o projeto de variação proposto após a avaliação sem alterações. O projeto de variação aprovado altera Anexo 26 do Código, inserindo uma referência a 'tolerante à seca e tolerante a herbicida linha de trigo IND-00412-7' na tabela para a subseção S26-3(4). O efeito da aprovação calado de variação é permitir o uso e comercialização de alimentos derivados desta linhagem de trigo de acordo com o código”.