Avanço da pesquisa sobre o cacau brasileiro

DEBATE

Avanço da pesquisa sobre o cacau brasileiro

Assunto vai ser debatido na A Comissão de Agricultura (CRA), do Senado
Por:
83 acessos

A Comissão de Agricultura (CRA) vai debater, na próxima terça-feira (15), a partir das 10h, os avanços das pesquisas sobre o cacau que estão sendo feitas pela Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac). Também serão detalhados o papel da extensão rural, promovida pelo órgão, no aumento da produção e da produtividade da lavoura do cacau, visando principalmente os pequenos e médios produtores rurais do país.

A Ceplac faz pesquisas na Amazônia, bioma originário do cacau, e busca recuperar os níveis de produtividade da cultura no país e o enfrentamento da monilíase, uma nova praga que pode afetar a produção de cacau brasileira, assim como ocorreu com a vassoura-de-bruxa, que dizimou as lavouras da Bahia, estado com maior produção no país, décadas atrás.

Para o debate, requerido pelo senador Acir Gurgacz (PDT-RO), serão convidados representantes da Secretaria de Inovação, Desenvolvimento Rural e Irrigação do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; da própria Ceplac; da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); e da Associação dos Municípios do Sul, Extremo Sul e Sudoeste da Bahia.

Ceplac

A Ceplac é um órgão ligado ao Ministério da Agricultura, está presente em sete estados brasileiros (Amazonas, Bahia, Distrito Federal, Espírito Santo, Mato Grosso, Pará e Rondônia), e busca promover ações e atividades relacionadas ao desenvolvimento rural das regiões brasileiras produtoras de cacau e aos sistemas agroflorestais a ele associados. O órgão existe há mais de 60 anos.

 


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink