CI

Avanço de frente fria pode causar temporais

Veja a previsão do tempo completa para a sua região


Foto: Pixabay

A terça-feira (08/03) será marcada por chuvas típicas de verão em algumas localidades, ocorrendo particularmente entre a tarde e noite na forma de pancadas isoladas. Este comportamento favorece os trabalhos no campo, com boas janelas de tempo para operação na lavoura. Contudo, o avanço de uma frente fria pelo sul poderá causar temporais com potencial de tempo adverso, sendo acompanhados de muitas trovoadas com chuvas que poderão ser localmente fortes, superando a marca dos 60 mm pontualmente.

Já na metade leste do país, a presença de uma massa de ar quente associada à uma área de alta pressão, diminui e até mesmo impede a formação de nuvens carregadas, mantendo o tempo seco.

Saiba como fica o tempo em cada região: 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.
Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte
A combinação entre calor, umidade e os ventos de altitude, contribuem para o aumento das chuvas na região. Os temporais poderão ser intensos especialmente no leste do AM nas proximidades com o estado do AC. Pontualmente, as chuvas poderão gerar acumulados superiores aos 70 mm de acordo com a média das projeções. Até mesmo ao sul de RR esses fortes temporais poderão ser registrados. Nas demais localidades, como no PA, AP, TO e RO, as chuvas podem ocorrer de forma bem distribuída com volumes entre 10 e 30 mm. 

Região Nordeste
A presença de uma massa de ar quente associada a uma área de alta pressão, impede a formação de nuvens carregadas sobre boa parte da região. Deste modo, o tempo será mais seco entre o sudeste do PI, oeste de PE até a divisa da BA com MG. Ao passo que no norte da região, as instabilidade de altitude e a presença da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), fortalecem as chuvas. Há condições para acumulados superiores aos 30 mm no norte do PI e pancadas de chuvas intensas sobre o CE. Pode chover de forma fraca e isolada isolada sobre o oeste da BA e litoral entre o RN até o sul da BA. 

Região Centro-Oeste
As instabilidade ficarão concentradas sobre o estado do MT. Porém, apesar das condições de chuvas serem elevadas em praticamente todo o estado Mato-Grossense a distribuição será irregular. Na média das projeções, os volumes variam entre 5 e 30 mm, com os maiores valores ocorrendo sobre a grande região de Cuiabá e em Sinop. Sobre o estado de GO e DF, o tempo será mais seco, especialmente na parte leste e sudeste do estado Goiano. E sobre o MS o calor será intenso e as chuvas podem ocorrer, mas de maneira muito pontual, isolada e sem gerar acumulados expressivos ao longo do período.

Região Sudeste
A atuação de uma área de alta pressão, diminui e até mesmo impede a formação das nuvens carregadas em algumas áreas. Em praticamente todo o estado mineiro o tempo será seco, a exceção valerá apenas para o Triângulo e sul de MG, mas com a ressalva de que as chuvas ocorrerão na forma de pancadas rápidas e passageiras, sem provocar volumes expressivos. Este comportamento se estende para os estados do ES e RJ. Por outro lado, sobre a metade leste do estado paulista, as condições para chuvas são maiores, mas também seguindo um padrão mais irregular. Apenas no Vale do Ribeira, as instabilidades serão mais intensas e poderão gerar acumulados de até 15 mm no decorrer do dia. 

Região Sul
A passagem de uma frente fria vai provocar chuvas na região. Apesar disso, o calor ainda será intenso em grande parte dos estados e isso poderá favorecer a formação de temporais localmente fortes sobre o Planalto Catarinense e Vale do Itajaí. As chuvas também atingem a metade leste do PR, sudoeste do RS e metade norte do estado Gaúcho. Contudo, as chuvas ocorrerão especialmente entre a tarde e noite, com características típicas de verão, ou seja, na forma de pancadas isoladas. O calor e umidade poderá causar uma sensação de abafamento e desconforto térmico, com a sensação térmica podendo se aproximar dos 40°C em algumas localidades. 

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Temperatura Máxima

Umidade Mínima

 
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.