CI

Avanço na colheita de milho no PR é dificultado pela chuva

“As condições das lavouras são de 44% boa, 37% médias e 19% ruins"


Foto: Divulgação

A colheita avançou apenas 3%, para 11% até o último domingo no Paraná, segundo relatório semanal de acompanhamento das lavouras, do Departamento de Economia Rural do estado (Deral-PR), divulgado hoje. No ano passado 58% da área plantada já havia sido colhido, informou a T&F Consultoria Agroeconômica. 

“As condições das lavouras são de 44% boa, 37% médias e 19% ruins, contra 78%, 19% e 3%, respectivamente, na mesma semana do ano passado. A fases em que se encontram os cultivos são 29% em frutificação e 71% em maturação, o que pode agravar a deterioração da qualidade diante das chuvas que ocorrem no estado”, comenta. 

Na B3, o mercado futuro de milho em São Paulo fechou misto, mas com forte sensação de queda, porque realmente não avançou. Chegou no nível de R$ 48,00/saca, para setembro, que é o mês mais líquido e recuou. 

“Mas, os  fundamentos  ainda  são  de  alta,  com  os  problemas  de qualidade, atraso na colheita, grandes volumes comprometidos com a exportação, a emboa, a curto prazo, a pressão da Safrinha se faça sentir.  Então,  longo  prazo,  nossa  recomendação  para  os  hedgers, que  precisam  comprar  milho  (fábricas  de  ração,  indústrias moageiras  de  milho,  produtores  de  carne),  continua  sendo a  de colocarem  ordens  de  compra  de  milho  na  B3,  a  fim  de  fixarem preços médios de compra menores para seus custos de produção (quem seguiu nossa orientação desde o início está com preço médio de compra ao redor de R$ 43,00/saca hoje). Se não souber como fazer, pergunte-nos como”, completa. 

Já para  os  vendedores  de  milho,  cooperativas,  cerealistas,  agricultores  em  geral,  a  recomendação  é  deixar  o  mercado  voltar  e  subir, acompanhando as cotações para se posicionar. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.