Trigo

Avanços do melhoramento genético do trigo no mundo

Avanços nas pesquisas com trigo no cenário mundial fazem parte da programação de reunião
Por:
243 acessos

Os avanços nas pesquisas com trigo no cenário mundial fazem parte da programação da 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale, que acontece de 3 a 5 de julho, na UPF, em Passo Fundo, RS.

Estratégias de genética e manejo têm sido avaliadas nos principais centros de pesquisa com trigo no mundo em busca de soluções para problemas de fitossanidade e adversidades do clima. Desafios como giberela, brusone, seca no desenvolvimento ou excesso de chuva na colheita estão presentes em diversas regiões tritícolas do planeta. Porém, um País de clima subtropical como o Brasil, impõe um ambiente desafiador à produção de cereais de inverno, onde os resultados de pesquisa servem de referência para a comunidade científica mundial. 

A Embrapa tem desenvolvido pesquisas em parceria com diversas instituições do Reino Unido voltadas a resolver problemas na triticultura mundial num programa chamado “Desenhando o trigo do futuro”, financiado pelo BBSRC (Biotechnology and Biological Sciences Research Council). É o caso do Rothamsted Research, principal centro de pesquisa agrícola do Reino Unido, localizado em Harpenden, na Inglaterra, com estudos centenários sobre fitossanidade em cereais inverno. Diversos brasileiros estiveram no Rothamsted nos últimos anos, trabalhando junto com grupos de pesquisa que contam com tecnologia em laboratórios de ponta para buscar soluções em problemas com pragas e doenças. As experiências resultantes desta rede, que reúne as maiores competências internacionais na cultura do trigo, serão apresentadas pelo pesquisador do Rothamsted, Michael Hammond-kosak, que vai explicar como é desenvolvido o projeto “Wheat Genetic Improvement Network” (rede de melhoramento genético do trigo), no primeiro dia de palestras na Reunião do Trigo.

Também da Inglaterra, o pesquisador do John Innes Centre, Cristobal Uauy, vem à Reunião do Trigo apresentar a evolução das pesquisas em busca da resistência genética do trigo à germinação pré-colheita, a partir da manipulação de genes que definem a composição do grão de trigo, melhorando a resiliência ou adaptação dos sistemas de produção de trigo aos estresses bióticos.

A programação completa da 12ª Reunião da Comissão Brasileira de Pesquisa de Trigo e Triticale está no site http://www.reuniaodetrigo2018.com.br.

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink