Aves e ovos respondem por 70% do IGP-10 em março
CI
Agronegócio

Aves e ovos respondem por 70% do IGP-10 em março

O IGP-10 acelerou para 0,38% em março, impulsionado pelos preços de aves e ovos
Por:

O Índice Geral de Preços-10 (IGP-10) acelerou para 0,38% em março, impulsionado principalmente pelos preços de aves e ovos. Em fevereiro, a inflação por esse índice foi de 0,28%.

Segundo a Fundação Getúlio Vargas (FGV), que divulgou os dados nesta quinta-feira (15-03), as aves e os ovos subiram no atacado e no varejo e responderam por 70% do índice geral. A perspectiva é de que esses produtos pressionem também o IGP-M e o IGP-DI do mês, mas não há previsão de impacto em abril.

"Se você consegue identificar em um grupo restrito um impacto tão amplo, isso enfraquece o resultado da inflação por si", afirmou a jornalistas Salomão Quadros, economista da FGV. O IGP-10 foi calculado com base nos preços coletados entre os dias 11 do mês passado e 10 de março.

O Índice de Preços por Atacado (IPA) avançou 0,41%, depois de ter subido 0,16% em fevereiro. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) teve alta de 0,38%, ante 0,54% no mês anterior. O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) subiu 0,21%, após o avanço de 0,39% em fevereiro. Segundo o economista da FGV, a instabilidade dos mercados financeiros não deve ter uma repercussão forte sobre os preços no Brasil.

"Se houver um agravamento do cenário, algo mais perto de uma recessão (nos Estados Unidos), o preço das commodities agrícolas e das industrializadas tende a baixar", disse. "Simultaneamente haverá uma alta do dólar por conta da redução dos fluxos comerciais. As duas coisas, no cômputo da inflação, se cancelam."

Ele avalia que "a situação externa brasileira é folgada" e a inflação está sob controle e que, por isso, "estamos entrando nessa turbulência numa situação confortável". Os mercados financeiros globais foram sacudidos no final do mês passado por preocupações de um desaquecimento brusco da economia norte-americana.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink