AveSui 2013 terá lançamento de biofertilizante da Embrapa Suínos e Aves
CI
Agronegócio

AveSui 2013 terá lançamento de biofertilizante da Embrapa Suínos e Aves

Empresa desenvolveu um novo arranjo produtivo
Por:
O resultado de um trabalho de 10 anos de pesquisa e desenvolvimento por parte da Embrapa Suínos e Aves será apresentado pela primeira vez ao mercado nacional durante a AveSui 2013, que acontece entre os dias 14 e 16 de maio em Florianópolis (SC). O biofertilizante orgânico feito a partir dos resíduos da produção suína é o destaque do estande da entidade nacional, que é resultado de um novo arranjo produtivo pensado pela empresa para resolver problemas da cadeia suína, em especial a falta de terra necessária para distribuir o adubo.

Para chegar ao novo produto, foi criada uma nova fábrica de compostagem para a produção do fertilizante. “Isto permite incluir mais famílias ao processo, para destinar corretamente à fábrica os resíduos de produção e favorece também empresas que produzem equipamentos para compostagem”, explica Jean Vilas Boas, do Núcleo de Comunicação Organizacional da Embrapa Suínos e Aves, que tem sede em Concórdia (SC). A tecnologia foi desenvolvida pelo pesquisador Paulo Armando de Oliveira. Foram três etapas até chegar ao produto final: a pesquisa da tecnologia de compostagem, o teste prático da produção e a materialização do produto, que será vendido no varejo (em supermercados e agropecuárias) em unidades de três quilos. “É um biofertilizante para ser aplicado em áreas mais urbanas, especialmente em hortas e jardins, além de servir para fertilização de grãos”, reforça Vilas Boas.

A Embrapa Suínos e Aves participará também do debate conjuntural que abre a programação da AveSui, no dia 14 de maio, e terá a presença de outras entidades como União Brasileira de Avicultura (Ubabef), Associação Brasileira de Criadores de Suínos (ABCS), Associação Brasileira da Indústria Produtora e Exportadora de Carne Suína (Abipecs), do Sindicato Nacional da Indústria de Alimentação Animal (Sindirações), da Associação Brasileira das Indústrias de Biomassa e Energia Renovável (Abib), da Associação Brasileira de Reciclagem Animal (Abra) Sindirações, e terá como mediador o jornalista João Batista Olivi, apresentador do Canal Rural. “Estamos com uma expectativa muito boa para a AveSui. O evento é referência tanto no aspecto comercial quanto no técnico e científico. Queremos mostrar nossas contribuições”, destaca Vilas Boas.

Serviço: AveSui 2013

Realizada em conjunto com:
Feira Biomassa & Bioenergia
XII Seminário Técnico Científico de Aves e Suínos
II Painel de Biomassa & Bioenergia e II Painel de Reciclagem Animal

Data: 14 a 16 de maio de 2013
Local: CentroSul - Centro de Convenções de Florianópolis
Av. Gustavo Richard, s/n - Florianópolis - Santa Catarina - Brasil
E-mail: avesui@gessulli.com.br

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.