Agronegócio

Avião pulverizador agrícola é a nova estrela dos cinemas

O que o Agro do Brasil pode aprender do marketing dos EUA?
Por: -Leonardo Gottems
6747 acessos

 
Muitas vezes vilanizado no Brasil, o "Mundo Agro" vira (frequentemente) centro das atenções e objeto de homenagens nos Estados Unidos. Pode-se dizer o que quiser dos norte-americanos, mas algo que não se pode tirar deles é seu respeito pelas origens – e seu poder de mobilização do marketing em prol disso.

 
Começa pela rica história e cultura da colonização dos campos de lá, que é cantada em prosa e verso pela indústria do entretenimento: pelo cinema, pela música, pela indumentária e pela comida típica (entre outras coisas) ao ponto de formar uma “identidade country”. Os EUA cultuam suas origens, e o último reflexo disso é um fenômeno que ocorre este mês: um dos símbolos mais ‘demonizados’ por muitos aqui no Brasil se tornou a nova estrela dos cinemas na terra de Kenny Rogers.
 
Trata-se do longa de animação “Aviões”, da Disney, que traz como protagonista – acreditem: um avião pulverizador agrícola. Sim, você não leu errado. O mesmo símbolo que é taxado em terras tupiniquins como um dos responsáveis pela poluição do meio-ambiente e contaminação dos alimentos, é alçado ao status de herói por um dos estúdios cinematográficos mais poderosos de todos os tempos.

 
Por ser um avião projetado para voar baixo e não muito veloz, “Dusty” (apelido para empoeirado, numa tradução livre) é visto como um azarão quando vai atrás de seu sonho de participar de uma corrida internacional. O resto e o final do filme você já deve imaginar, mas não é isso o que importa.
 
O que vale é saber reconhecer e aprender com uma cultura que respeita, valoriza e sabe “vender” o universo agro ao grande público, para além das controvérsias ideológicas e opiniões. Será que algum dia, aqui no Brasil, teremos um herói representando o campo que não seja um “Jeca Tatu”?
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink