Equinos

Bagé define finalistas para a Expointer durante Exposição Passaporte

Prova contou com a participação de 71 exemplares de criatórios reconhecidos da raça Crioula
Por:
62 acessos

O município gaúcho de Bagé (RS) foi uma das diferentes localidades a sediar provas da raça Crioula neste final de semana. Entre os dias 20 e 22 de abril, a Associação Rural da cidade recebeu dezenas de criadores e expositores que sonhavam ver seus animais conquistarem uma das oito vagas que levam até a Exposição Nacional que ocorre em Esteio (RS), durante a Expointer. Com 71 animais confirmados, o evento teve início logo na sexta-feira, para reconhecimento de pista e adaptação dos cavalos.

Cenário de grandes campeonatos morfológicos, a tradicional e histórica pista de Bagé proporcionou um show de imagens durante esses três dias de prova. Abaixo de constantes variações entre sol e chuva, o jurado Francisco Silveira avaliou com cautela cada animal apresentado. Integrante da primeira lista de jurados desde 2014, Silveira ainda protagonizou uma cena que sensibilizou a todos que acompanhavam a prova. Durante a avaliação das éguas, ele não conteve as lágrimas e demonstrou toda a sua emoção e apreço pelo Cavalo Crioulo. “Para a gente que gosta de selecionar cavalo, de andar a cavalo e gosta da raça, ver aquele time de éguas é uma satisfação. Eu me emocionei muito quando consegui ordenar e qualificar as éguas”, disse.

Silveira ainda salientou um ponto importante dessa passaporte. De acordo com o jurado, Bagé é considerada uma pista pesada, não pelo aspecto do solo, mas porque a região é conhecida por apresentar criadores de peso. “Criadores que selecionam, criadores com critério, criadores preocupados com a nossa raça. E justamente por esse motivo, aqui, continua sendo um polo muito importante na criação”, acrescentou.

Para o criador Manoel Sarmento, proprietário das éguas Demora Chico e Alma Negra Chico - grande campeã e terceira melhor fêmea, respectivamente -, foi uma alegria muito grande participar dessa passaporte e sagrar-se campeão. “Sem sombra de dúvidas esse resultado coroa um trabalho de muito tempo. Desde o dia a dia no campo, acasalamentos e os critérios de seleção. Quando a gente ganha, em meio a um grande número de participantes de qualidade, é uma satisfação muito completa como criador”, concluiu.

De acordo com a organização do evento, a passaporte superou todas as expectativas. Devido aos números da prévia da FICCC, onde já passaram mais de 100 animais, o presidente do Núcleo de Bagé, Luiz Mario Diaz, acreditava que a briga seria grande, e realmente foi. “Mas devido a parceria da diretoria e a parceria dos criadores da região, nós conseguimos fazer uma bela exposição e receber a inscrição de 102 animais, no total” revelou. Além disso, Diaz ressaltou que é fundamental para o Núcleo sediar eventos como esse. “É uma forma de vir gente de fora e de apresentar o núcleo para todo o Brasil e até fora dele. E por isso nos sentimos muito lisonjeados”, garantiu.

Confira o resultado

Fêmeas

Grande Campeã e Melhor Exemplar da Raça
Demora Chico, criador e expositor Manuel Rossell Sarmento; Cabanha Estância São Francisco – Bagé/RS

Reservada Grande Campeã
JV Nuestra Esperanza, criador e expositor Jorge Luís Martins De Vasconcelos; Cabanha Crioulos Santa Fé – Triunfo/RS

Terceira Melhor Fêmea
Alma Negra Chico, criador e expositor Manuel Rossell Sarmento; Cabanha Estância São Francisco – Bagé/RS

Quarta Melhor Fêmea
Campana Cantina, criador e expositor Mário Moglia Suñe; Cabanha Campana - Bagé/RS

Machos
 
Grande Campeão
Reservado do Liscano-TE criador e Expositor Pietro E Giuliano Pereira Zanetti; Cabanha Fazenda Liscano - Arroio Grande/RS

Reservado Grande Campeão
Balconero Flor Do Tabulero, criador e expositor Mauro Luciano De Melo; Cabanha Agropecuária Tabulero - Eugênio de Castro/RS

Terceiro Melhor Macho
Farrapo Calmaria, criador e expositor Ricardo Sandi e Silvia Helena Leal Costa; Cabanha Fazenda Don Gaspar - Lavras Do Sul/RS

Quarto Melhor Macho
Vanerão II De Santa Thereza criador e expositor Rodolfo Belmonte Móglia; Cabanha Estância Santa Maria – Bagé/RS

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink