Bahia finaliza safra de algodão com bons resultados
CI
Imagem: Marcel Oliveira
PRODUTORES OTIMISTAS

Bahia finaliza safra de algodão com bons resultados

Bahia atingiu a média de 310,15 arrobas de algodão em caroço/hectare
Por: -Aline Merladete

Os produtores de algodão do Oeste da Bahia fecharam mais uma safra com resultados satisfatórios em produtividade e qualidade. O Estado atingiu a média de 310,15 arrobas de algodão em caroço/hectare em uma área total de 313.566 mil hectares. A partir do momento que foi avançando a colheita, os produtores ficaram cada vez mais otimistas. Apesar de uma redução de 5,27% de área, a produção atingiu a mesma média da safra passada, em torno de 1,5 milhão de toneladas de algodão (fibra e caroço).

Para a Abapa, que reúne os cotonicultores e monitora a safra na região, a tecnologia aplicada no plantio e o controle adotado no manejo das pragas como o bicudo do algodoeiro, foram apontados como diferenciais para o sucesso desta safra. “Mais uma vez os produtores baianos fizeram a lição de casa, e mesmo com o coronavírus, se manteve no campo, e com muita tecnologia e controlando as pragas como o bicudo, se tornaram mais uma vez vencedores, mesmo em uma safra com irregularidade das chuvas”, afirma o presidente da Abapa, Júlio Cézar Busato.

De acordo com as informações da Abapag, embora 70% dos produtores baianos tenham iniciado a fase da colheita com o algodão já comercializado, a maioria tem reforçado os investimentos na ampliação da armazenagem da fibra, o que vai possibilitar uma maior tranquilidade do produtor para comercializar o restante da produção com melhor preço. A redução do ritmo de comercialização da fibra também vai impactar na decisão do cotonicultor na próxima safra 2020/2021. A previsão, segundo a Abapa, é da redução média de 15% de área plantada, que deverão ser redirecionadas para o plantio de outras culturas que mantém o preço no mercado de commodities, como a soja, por exemplo.

 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink