Bahia ganha mais um matadouro frigorífico de bovinos
Local possui capacidade para abater 450 animais/dia entre bovinos, suínos, caprinos e ovinos
“O segmento de abate e processamento da carne bovina constitui-se numa das principais atividades econômicas e sociais do Nordeste. Na Bahia, com a criação da Câmara Setorial da Carne, esta cadeia produtiva tem se destacado nacionalmente, demonstrando expressivo crescimento na produção pecuária, traduzindo em forte expansão do parque industrial de matadouros frigoríficos”, destaca o secretário estadual da agricultura, engenheiro agrônomo Eduardo Salles.
O Matadouro Frigorífico Muquém do São Francisco Ltda. – FRIJOA possui capacidade para abater 450 animais/dia entre bovinos, suínos, caprinos e ovinos. “E todas as etapas de construção seguiram as exigências sanitárias legais e orientações técnicas da Adab”, explica o diretor geral da instituição, Paulo Emílio Torres.
Atualmente o parque frigorífico do Estado é composto por 30 matadouros, destes 21 registrados no Serviço de Inspeção Estadual (SIE) e nove no Serviço Inspeção Federal (SIF). Em 2010 o abate de bovinos representou 1.111.840 animais, sendo 775.871 em estabelecimentos sob inspeção estadual e 335.969 sob inspeção federal, destacando um significativo aumento do abate inspecionado na Bahia.