CI

Bahia quer conquistar mercado internacional de carne bovina


O Congresso Internacional do Boi de Capim, um dos maiores eventos relativo à cadeia produtiva da carne, será realizado em Salvador, de segunda (3) a quarta-feira (5), no Bahia Othon Palace Hotel, Ondina, reunindo aproximadamente 500 pessoas, entre pesquisadores, especialistas, acadêmicos, pecuaristas, empresários e investidores do setor.

Através do tema Oportunidade e Mercado, o congresso mostrará a hegemonia e aceitação da carne natural de animais de pastagens, permitindo uma visão integrada de todos os avanços e desafios do setor, que incluem aspectos mercadológicos e de gestão, sustentabilidade do negócio, as boas práticas agropecuárias, certificação, rastreabilidade e melhoramento genético.

Com um plantel bovino estimado em 11,2 milhões de cabeças e a criação animal, quase que na sua totalidade (96%), suprida de alimentação natural, a Bahia quer conquistar o mercado internacional. Caracterizada pela alimentação natural, com qualidade e baixo custo, a criação do boi de capim ou boi verde disponibiliza como produto final, carne saudável livre de hormônios e produzida a um preço competitivo.

Isso justifica, segundo o secretário da Agricultura Irrigação e Reforma Agrária, Roberto Muniz, o investimento e estímulo à produção e organização da cadeia produtiva. A Seagri está implementando um programa de regionalização e descentralização de frigoríficos. A Bahia conta com um total de 26 frigoríficos para o abate de bovinos (22), caprinos (3), de eqüinos (1).

A secretaria também está finalizando uma planta modelo para a construção de frigoríficos, observando todas as exigências da Portaria 304 do Ministério da Agricultura, com cuidados que visam a sanidade e qualidade do produto. O congresso é uma realização da Associação Baiana de Expositores (Abexpo) e tem o patrocínio do Governo do Estado, por meio da Seagri.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.