CI

Bahia recebe 20 mil toneladas de milho por navio

O produto será destinado ao atendimento dos produtores rurais que sofrem com a escassez


Atracou nesta quarta-feira (22) no porto de Cotegipe, em Salvador, o navio trazendo as 20 mil toneladas de milho a granel destinadas à Bahia e arrematadas no leilão realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) no último dia 26 de abril. O descarregamento deve durar três dias e a Companhia irá acompanhar e atestar a qualidade do grão antes da doação do produto ao governo estadual.


O produto será destinado ao atendimento dos produtores rurais que sofrem com a escassez do grão no Nordeste, em razão da forte estiagem na região. Conforme determinado pela Medida Provisória 610/2013, que trata do Benefício Garantia-Safra e gerou esta ação de compra e distribuição, o governo estadual é responsável por ensacar e disponibilizar o milho aos produtores.

A empresa fornecedora é a nacional Nidera, que venceu o leilão feito a partir do Aviso de Compra n° 76/2013. Segundo o edital, a carga deveria ser entregue até 4 de junho. O lote foi arrematado pelo montante de R$ 14,6 milhões. 

Por meio da MP 610, a Conab fica autorizada a doar o milho adquirido aos governos estaduais, para que o grão seja vendido, subsidiado, a pequenos criadores de aves, suínos, bovinos, caprinos e ovinos. Esses produtores devem estar localizados em municípios da área de atuação da Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) e cadastrados no Programa Venda em Balcão. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.