CI

Bahia reúne 300 conferencistas rurais em etapa estadual da 2ª Cnater

'Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis'



Mais de 300 representantes dos 27 Territórios de Identidade da Bahia participam da 2ª Conferência Estadual de Assistência Técnica e Extensão Rural na Agricultura Familiar e na Reforma Agrária (2ª Ceater), com o tema 'Ater, Agroecologia e Alimentos Saudáveis', que ocorre em Salvador, até sexta-feira (08). Na abertura do evento, representando o ministro do desenvolvimento agrário, Patrus Ananias, Célia Watanabe, diretora de Políticas para Mulheres Rurais (DPMR/MDA), defendeu que as conferências são espaços de escutas privilegiados. "Constituído de representações de todos os territórios de identidade da Bahia, que trazem propostas oriundas dos seus espaços, com o olhar das especifidades e diversidade regionais. Com certeza, essa conferência vai apresentar contribuições importantes para o avanço da caminhada de Ater no país".

O secretário estadual de Desenvolvimento Rural, Jerônimo Rodrigues, destacou aos participantes o desafio de ampliar o serviço de Ater no estado da Bahia. "Temos 700 mil propriedades rurais em nosso estado. E, estamos realizando nosso trabalho, qualificando os agricultores familiares, por meio da Bahiater, em parceira com prefeituras e entidades para que esta Ater, que estamos promovendo, possa atender as necessidades dos agricultores familiares de forma que possam comercializar produtos in natura nas feiras e mercados, dinamizando a economia local e territorial. Já estamos conseguindo agregar valor ao produto, beneficiando e agroindustrializando".

Para Ivan Fontes, superintendente da Bahiater, a conferência estadual é uma oportunidade de estabelecer uma amplo debate sobre a oferta de Ater, tanto para agricultura familiar, quanto para a reforma agrária. Ele realçou a importância dos 238 encontros municipais e das 27 conferências territoriais preparatórias para a 2ª Ceater que envolveram cerca de nove mil pessoas, entre lideranças, presidentes de sindicatos, técnicos de assistência técnica, secretários municipais e outros agentes públicos. "A conferência é o momento para fazermos um balanço dos serviços de Ater, que governo do estado vem desempenhando. É um espaço para aprofundar debates sobre temas importantes para o desenvolvimento rural. Precisamos construir um grande arranjo institucional, o que chamamos de um amplo sistema estadual de assistência técnica, para ofertar de serviços de Ater com qualidade e quantidade necessária para atender os agricultores familiares baianos".

Saiba mais

Promovida pela Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR) e coordenada pelo Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável (CEDRS) e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), a conferência busca estabelecer estratégias e ações prioritárias para promover a universialização da Ater pública e de qualidade aos agricultores familiares da Bahia, por meio do diálogo e da interação entre sociedade civil, governos e representações de agricultores familiares. Participam do evento agricultores familiares, jovens rurais, povos e comunidades tradicionais, representantes dos movimentos sociais e sindicatos de trabalhadores rurais, profissionais de Ater e poder público.

Nesta semana, também foram realizadas conferências estaduais em Mato Grosso, Paraíba e Paraná.

Mato Grosso

Marenilson Batista, diretor do Departamento de Ater do MDA, participou da etapa em Mato Grosso. Segundo ele, há “a necessidade de cada dia mais ampliar a Ater para os mais de 100 mil agricultores e a população pertencente a Povos e Comunidades Tradicionais de Mato Grosso, fortalecendo a produção de alimentos agroecológica, sem agrotóxico. Mato Grosso é o estado que mais produz com uso de agrotóxico no Brasil”.

Etapa nacional

A mobilização para a 2ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (2ª Cnater) vem reunindo diversos ativistas do rural brasileiro em nome da qualificação das políticas públicas de Ater. Antes da etapa nacional, que será realizada em Brasília de 31 de maio a 03 de junho, ocorrem as etapas estaduais nos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal. “Entre as conferências municipais, estaduais, temáticas e territoriais, já reunimos 33 mil pessoas”, disse Rodrigo Amaral, secretário do Condraf, que participou da etapa estadual do Paraná.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.