CI

Baixa pressão garante chuvas volumosas

Região Sul sob alerta de temporais


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

A terça-feira (07/06) será marcada pela grande quantidade de umidade no sul do país. Essa umidade em combinação com uma região de baixa pressão, eleva o potencial de temporais. Esses temporais serão localizados, mas podem provocar chuvas significativas.

A tendência indica uma diminuição dos volumes previstos para o leste do nordeste e também sobre o norte do país. Além disso, as chuvas ficarão mais esparsas e com menor intensidade se comparadas aos dias anteriores. 

Já na grande região central do Brasil, é o bloqueio atmosférico quem domina o tempo. Mantendo o céu limpo, impedindo a formação de nuvens carregadas e mantendo os índices de umidade abaixo do ideal. 

Confira a plataforma completa de mapas aqui.

Saiba  a previsão para a sua cidade aqui.

Região Norte

Há condições para chuvas em quase todos os estados, com exceção apenas do TO, onde o domínio será de tempo firme. Porém essas instabilidades ficam mais irregulares em comparação com os dias anteriores. Além de que há uma diminuição dos volumes esperados sobre a região. 

Região Nordeste

As projeções indicam uma diminuição das chuvas sobre a região. Porém ainda há condições para volumes expressivos entre AL e a PB, onde as chuvas podem superar os 20 mm no decorrer do período. Também pode chover forte sobre o norte do MA, mas nesta terça as instabilidades ficam mais deslocadas ao litoral do estado. Além dessa leve diminuição das chuvas na região, temos o aumento das áreas sob influência da massa de ar seco. O que vai garantir o tempo firme do centro do MA, PI, CE até o sul da BA. 

Região Centro-Oeste

O predomínio será de tempo firme, devido à atuação do bloqueio atmosférico. Entretanto, algumas instabilidades poderão surgir na metade oeste do MT e sul do MS. As chuvas esperadas sobre o MT, apresentam baixos volumes e vão ocorrer devido às correntes de vento que trazem a umidade amazônica para a região. Já no sul do MS, é a proximidade com as instabilidades da região sul que favorece a formação das chuvas. Porém, nas demais áreas da região o tempo segue firme, quente e seco.

Região Sudeste

Tempo firme em praticamente todas as áreas do sudeste. A exceção vale para o sul de SP, onde as instabilidades podem surgir devido à proximidade com a frente fria que atua na região sul. Os volumes esperados são inferiores aos 5 mm na grande região de Capão Bonito. O amanhecer será ameno nos vales ao norte de MG, mas com a forte presença do sol, o período da tarde pode ter registros acima dos 30°C. Há também avisos em relação aos baixos índices de umidade relativa do ar na parcela centro norte de MG. 

Região Sul

As chuvas persistem sobre a região, graças ao reforço de umidade e ar quente trazido pelos ventos conhecidos como Jatos de Baixos Níveis. As projeções mostram que os volumes serão menores do que os registrados no dia anterior, com médias entre 20 e 30 mm na maioria das áreas com potencial de chuvas. Em algumas localidades, particularmente sobre SC, há potencial para temporais fortes, mas que vão ocorrer de forma isolada. Ao sul do RS, o tempo começa a limpar devido à aproximação de uma área de alta pressão.

Veja os mapas destaques para hoje:

Chuva

Umidade Mínima

Temperatura Máxima

Temperatura Mínima

Material exclusivo elaborado pela equipe Agrotempo*




 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.