CI

Baixa umidade prejudica lavouras do Paraná

Lavouras de milho, que estão em fase de estabelecimento, são prejudicadas


A baixa umidade já está prejudicando as lavouras de milho em fase de estabelecimento e interrompe a semeadura das lavouras de soja no Paraná. As condições são favoráveis para o ataque de lagartas nas lavouras, exigindo cuidados extras com o monitoramento.

De acordo com o Instituto Agronômico do Paraná (Iapar), o mês de outubro teve chuvas abaixo da média histórica na maioria das regiões e em novembro a situação também é de pouca precipitação, causando deficiência hídrica em todo o Estado. As áreas mais críticas localizam-se na região norte, na faixa ao leste da linha que vai desde o rio Paranapanema passando pelos municípios de Paranavaí e Campo Mourão, e nas regiões oeste e sudoeste, entre Santa Helena, Cascavel e Clevelândia, onde o déficit hídrico varia de 40 a 60 milímetros para as culturas anuais.

As chuvas na semana se concentraram na faixa litorânea, onde foram acumulados 66 milímetros. No restante do Estado choveu somente no dia nove em Toledo (14,2 milímetros), Assis Chateaubriand (8,8 milímetros), Palotina (10,8 milímetros) e Cascavel (4,8 milímetros).

O armazenamento de água no solo encontra-se em níveis críticos em todo o norte do Paraná e em grande parte das regiões oeste, sudoeste e central, onde a água disponível encontra-se abaixo de 50% da capacidade máxima na maioria dos municípios. Nas áreas mais críticas a água disponível já está abaixo de 25% da capacidade máxima. Na região sul a situação ainda é razoável e no litoral e alto Ribeira é plenamente favorável.

As chuvas foram ocasionadas por uma frente fria passou rapidamente pelo Paraná durante a semana que provocou queda brusca de temperatura, causando desconforto térmico. As temperaturas da semana variaram entre 15 e 24 ºC e foram cerca de 2 ºC abaixo dos valores normais para essa época do ano. As temperaturas mínimas atingiram valores bastante baixos, com médias semanais de 9 a 11 ºC nas áreas mais elevadas do sul. As menores temperaturas mínimas absolutas ocorreram nos dias 10 e 11, com 6,4 ºC em Palmas no dia 10, e 7,3 ºC em Curitiba, 8,4 ºC em Guarapuava e 12,2 ºC em Londrina no dia 11.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.