CI

Baixas temperaturas foram benéficas para o trigo no PR

Para o trigo, que chega a 46% da área estimada semeada, as temperaturas baixas favorecem a aclimatação


Foto: Marcel Oliveira

Nesta semana tivemos o ingresso de uma frente fria, levando os termômetros às temperaturas mais baixas do ano. Apesar de trazer preocupação para os produtores paranaenses, especialmente em relação à segunda safra de feijão e de milho, a onda de frio também deve ter efeitos benéficos. Para o trigo, que chega a 46% da área estimada semeada, as temperaturas baixas favorecem a aclimatação e estimulam o perfilhamento, pois as lavouras ainda não chegaram em estágios críticos para o frio.

De acordo com o Departamento de Economia Rural (Deral), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), no Boletim Semanal de Conjuntura Agropecuária, as temperaturas negativas controlam a população de insetos e plantas que poderiam gerar prejuízos ao cereal. Neste último ponto, destaca-se o papel financeiro, podendo a geada reduzir os custos do triticultor, mesmo que este sequer tenha semeado a área neste ciclo.

Apesar de a saca voltar a alcançar o valor de 100 reais no preço de balcão nesta semana, essas pequenas contribuições do tempo são importantes em um ano em que os custos também estão em patamares elevados.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.