CI

Banana: exportações brasileiras recuam na parcial do ano

Até novembro, volume enviado diminui 22%


Foto: Divulgação

As exportações brasileiras de banana caíram na parcial do ano (janeiro a novembro). Segundo a Secex, o volume embarcado foi de apenas 78 mil toneladas no período, queda de 22% frente ao mesmo do ano passado. Colaboradores do Hortifruti/Cepea relataram que o ocorrido se deve à baixa oferta nacional (associada aos problemas climáticos dos últimos anos e à redução do investimento em tratos culturais pela alta do custo de produção) e aos problemas logísticos.

Porém, a receita arrecadada com as exportações somou quase US$ 35 milhões (FOB) entre janeiro e novembro de 2022, alta de 2% frente ao mesmo período do ano passado, ainda de acordo com a Secex. Houve influência, aqui, do Mercosul, onde os preços de comercialização aumentaram (sobretudo no primeiro semestre), já que a oferta de banana no bloco esteve restrita – alguns fornecedores, como Paraguai, Bolívia e Colômbia lidaram com restrições climáticas, problemas político-econômicos e impasses fitossanitários. Agora, com a crise econômica no Mercosul, o cenário das cotações é mais limitante.

Como expectativa para o último mês do ano, espera-se que dezembro ainda seja marcado por baixas exportações brasileiras de banana, diante da oferta nacional restrita.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.