Banana e mandioca: fontes acessíveis de minerais e vitaminas

Agronegócio

Banana e mandioca: fontes acessíveis de minerais e vitaminas

O Brasil é o segundo maior produtor mundial de banana, com uma produção de 6,47 milhões de toneladas por ano
Por:
1439 acessos
A banana e a mandioca foram escolhidas para serem a base do projeto da FAO porque possuem um importante predicado em comum: são fontes baratas de energia, minerais e vitaminas e, por isso, muito importantes para a alimentação das populações de baixa renda.

A banana é a quarta cultura agrícola mais importante do planeta, atrás apenas do arroz, do trigo e do milho. O Brasil é o segundo maior produtor mundial de banana, com uma produção de 6,47 milhões de toneladas por ano - cerca de 9,5% da produção mundial. A fruta é a mais consumida no país - junto com a laranja - e fundamental para a complementação da dieta alimentar das populações de baixa renda. Prova disso é 99% da produção nacional é destinada ao mercado interno.

A mandioca, por sua vez, é a principal fonte de calorias para cerca de 500 milhões de pessoas no mundo. O Brasil é o segundo maior produtor, com cerca de 20% da produção mundial. Ainda assim, a mandioca é um alimento pouco estudado no país e praticamente inexplorado industrialmente.

Por isso, as pesquisas para desenvolvimento de técnicas moleculares são tão importantes, como afirma Castelo: “A chave para diversificar o mercado da mandioca é buscar novas características que ofereçam alternativas de uso desta planta como o caso das mutações espontâneas obtidas nestas pesquisas. Esta opção é oferecida com enorme facilidade na obtenção de variedades comerciais porque o Brasil é o centro de origem e domesticação desta planta”, finaliza.

As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia.
Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink