CI

Banco de dados do Ibama facilitará processo de licenciamento

Entidade se uniu com outros órgãos competentes para lançar a tecnologia


Foto: Pixabay

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) anunciou um banco de dados inédito que procura reunir informações “sobre bacias sedimentares marítimas a fim de aumentar a eficiência do processo de licenciamento e aperfeiçoar o foco de estudos ambientais, reduzindo custos e tempo de elaboração”.  

“Empresas operadoras, instituições ligadas à gestão ambiental pública e membros da comunidade acadêmica poderão acessar em um repositório unificado dados anteriormente dispersos em relatórios e estudos. Ao se tornar plenamente operacional, a plataforma será instalada na infraestrutura do Banco de Dados de Exploração e Produção (BDEP) da ANP, que integra o Acordo de Cooperação Técnica n° 39/2019”, indicou o Ibama, através de seu site oficial. 

Dentro dos objetivos principais estão subsidiar análises de sensibilidade ambiental para novas rodadas e processos de tomada de decisão quando da escolha entre alternativas locacionais, além de fortalecer os diagnósticos ambientais pela integração de dados de caracterização ambiental. Outro objetivo listado é tornar a avaliação de impactos ambientais de diferentes atividades offshore mais precisa, permitindo o melhor direcionamento dos projetos de mitigação e monitoramento. 

O Banco de Dados de Caracterização Ambiental foi concebido pelo Ibama, em conjunto com a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) e operadoras, representadas pelo Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás e Biocombustíveis (IBP) e pela Associação Brasileira de Exploração e Produção (ABEP); e é desenvolvido pela empresa Prooceano. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.