Banco de germoplasma de feijão-caupi será modernizado
CI
Agronegócio

Banco de germoplasma de feijão-caupi será modernizado

Projeto vai garantir recursos à construção do prédio, compra de bens, treinamentos e insumos
Por: -Marianna
A Embrapa Meio-Norte vai modernizar a estrutura de conservação dos acessos – amostras de cultivares – do banco de germoplasma de feijão-caupi da Unidade. Um projeto apoiado pelo Programa AgroVerde acaba de ser aprovado, e vai garantir, a partir deste ano, recursos financeiros à construção do prédio do banco de germoplasma em Teresina, compra de bens, treinamentos e insumos.

O prédio terá laboratórios de preparo de amostras e de análises de sementes, além da estrutura necessária para o funcionamento do banco. O projeto, que tem um orçamento superior a R$ 2, 5 milhões, é financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento-BID e o Tesouro Nacional.

As ações, segundo o curador do banco de germoplasma de feijão-caupi, pesquisador Kaesel Damasceno, vão garantir, a médio prazo e no futuro, a utilização das amostras de cultivares. Hoje, a Unidade dispõe de um sistema de conservação de germoplasmas com freqüentes falhas mecânicas, gerando custos elevados.

É provável, de acordo com Kaesel Damasceno, que a fragilidade do atual sistema esteja contribuindo para a diminuição do potencial de germinação das amostras de cultivares de feijão-caupi armazenadas. Participam também do projeto os pesquisadores Maurisrael Rocha, Francisco Freire Filho e Valdenir Queiroz. As informações são de assessoria de imprensa.

Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.