CI

Bangladesh desenvolve trigo tolerante ao calor

País depende muito do trigo importado


Cientistas de Bangladesh desenvolvem variedade de trigo tolerante ao calor em um momento em que a produção de trigo está diminuindo em grande parte devido a invernos mais curtos, temperaturas mais altas. Com o aumento gradual das temperaturas e invernos mais curtos em Bangladesh, o cultivo de trigo em dias mais quentes parece ser cada vez mais desafiador. 

A dependência de Bangladesh do trigo importado, a segunda cultura alimentar mais importante depois do arroz, está aumentando ano a ano.  Apenas o desenvolvimento de uma variedade tolerante ao calor pode vir para o resgate e o avanço acaba de ser alcançado. Cientistas do Instituto de Pesquisa de Trigo e Milho de Bangladesh (BWMRI) desenvolveram uma variedade de trigo de alta produtividade, o WMRI Gom 01, que pode resistir a climas mais quentes e amadurecer cedo. 

O Conselho Nacional de Sementes recentemente aprovou a liberação da variedade de trigo tolerante ao calor e de maturação precoce, que também possui um potencial de alto rendimento de até 5 toneladas por hectare, comparado a uma produção média nacional de trigo de 3 toneladas por hectare. Este é um desenvolvimento bem-vindo,segundo eles, dado que atualmente Bangladesh produz pouco mais de um milhão de toneladas de trigo em 0,35 milhão de hectares por ano, obrigando os importadores públicos e privados a comprarem seis milhões de toneladas de trigo internacionalmente para atender à crescente demanda doméstica. Bangladesh gasta até US$ 1,5 bilhão por ano para pagar a conta de importação de trigo.   

A produção nacional de trigo atingiu um recorde de 1,9 milhão de toneladas no ano fiscal de 1998-99. Mas, graças a invernos mais curtos como consequência das mudanças climáticas, e os agricultores mudando para cultivos de maior valor, como milho, batata e vegetais, a produção de trigo diminuiu ao longo dos anos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.