CI

Barão do Triunfo (RS)realiza 77ª Festa da Uva

O evento será realizado na Praça Central Fernando Dalbem, a partir das 23h de sexta-feira (27/01


Para celebrar a produção e a colheita da uva em Barão do Triunfo, a Emater/Rs-Ascar, Paróquia Nossa Senhora do Rosário, Prefeitura e Câmara de Vereadores promovem a 77ª Festa da Uva. O evento será realizado na Praça Central Fernando Dalbem, a partir das 23h de sexta-feira (27/01).


Conhecida como uma das atividades agrícolas mais antigas do município, a viticultura está ocupando, nesta safra, uma área de 19 hectares. A colheita teve seu início em janeiro e a perspectiva é que até fevereiro sejam colhidas 150 toneladas das uvas concord, negrita, niágara branca e niágara rosada.

A uva produzida no município é utilizada principalmente para produção de vinho em pequenas cantinas coloniais e consumo in natura, entretanto, a produção de suco também vem se tornando um importante processo de beneficiamento da uva nos últimos 2 anos.

Neste ano a principal novidade é o Concurso do Melhor Cacho de Uva, que acontece no sábado (28/01) e encerra com a entrega da premiação às 20h. Os critérios para a escolha do melhor cacho são peso e sanidade. Segundo o chefe do escritório da Emater/RS-Ascar em Barão do Triunfo, Elias Davi Kuck, a ideia de realizar o concurso veio como uma forma de resgatar a viticultura, incentivar ainda mais os agricultores a diversificarem as culturas e promover a integração dos produtores. Os cachos poderão ser conferidos pelos visitantes durante o domingo no espaço da agricultura familiar.


Durante a festa os visitantes poderão conferir shows de grupos tradicionalistas e participarem de missas e almoços. A Emater/RS-Ascar terá um espaço juntamente com os agricultores familiares que estarão comercializando a fruta in natura, além de mel, cucas, doces, artesanato, hortaliças, arroz e vinho. O evento se estende até domingo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.