CI

Basf apresenta benefícios do Sistema de Produção Clearfield

A Basf participa do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e 26ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado



A Basf, uma das principais fabricantes de defensivos agrícolas do país, participa do Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e 26ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado, que acontece de 09 a 12 de agosto, em Santa Maria/RS. O destaque da Basf no evento é o estande que a empresa montou, onde sua equipe fornecerá informações sobre os benefícios que os produtores de arroz vêm obtendo com o uso Sistema de Produção Clearfield.

Utilizado nas últimas duas safras gaúchas, o sistema da Basf é o principal aliado dos rizicultores no combate às plantas daninhas, especialmente o arroz vermelho, que diminuem drasticamente a produtividade das lavouras. Na safra 2003/2004, o sistema proporcionou um aumento médio de 20% na produção de arroz no Rio Grande do Sul, além de ter melhorado significativamente a qualidade do grão. Os resultados preliminares da safra 2004/2005, cujos dados finais serão divulgados em agosto, também indicam crescimento na produtividade da cultura.

O Sistema de Produção Clearfield Arroz combina a aplicação do herbicida Only, produzido pela Basf e a utilização das sementes tolerantes IRGA 422CL e Tuno CL, desenvolvidas, respectivamente, em parceria com o Instituto Riograndense do Arroz (Irga), e a empresa Rice Tec. “No Brasil, o Sistema de Produção Clearfield Arroz inaugurou uma nova fase da rizicultura gaúcha, pois além de combater com eficiência as mais diversas plantas daninhas, o herbicida Only tem excelente controle sobre o arroz vermelho, diminuindo drasticamente sua incidência nas lavouras” destaca Airton Leites, gerente de cultura Arroz da Basf.

Leites adverte que o sucesso do sistema depende de três fatores fundamentais: o uso de semente certificada e identificada com o logo Clearfield, a aplicação do herbicida Only, especialmente desenvolvido para este sistema que garante o controle do arroz vermelho, e a implementação do programa de monitoramento. “Os produtores precisam estar atentos a estes aspectos para obterem maior produtividade em suas plantações”, ressalta Leites.

O 4º Congresso Brasileiro de Arroz Irrigado e 26ª Reunião da Cultura do Arroz Irrigado são promovidos pela Sociedade Sul-Brasileira de Arroz Irrigado (SOSBAI) e entidades do estado como Irga e Embrapa e conta com o patrocínio da Basf. As informações são da assessoria de imprensa da Basf.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.