CI

Bax Global fecha acordos internacionais com a AGCO e a Scania


A BAX Global, empresa especializada em logística internacional, anunciou a conquista de duas grandes contas internacionais. A primeira delas foi a da AGCO Corporation, que selecionou a Bax Global como a operadora logística que passa a cuidar de sua cadeia de distribuição nos Estados Unidos, Europa e América Latina.

A AGCO é um dos maiores fabricantes e distribuidores de equipamentos agrícolas do mundo, com produtos vendidos em mais de 140 países e dona de 17 marcas incluindo a marca de tratores Massey Ferguson.

No Brasil a BAX Global é responsável pela montagem de CKDs (Complete Knockdown Kits) e distribuição de CKDs e CBUs (Complete Built Units) de tratores para outras unidades da empresa no mundo. Em Canoas (RS), a Bax gerencia uma área de 4 mil m2 dentro da planta da AGCO.

A companhia presta serviços completos de gerenciamento logístico, que passam pelo recebimento e separação das peças importadas, montagem dos kits de tratores, embalagem e paletização, estufagem dos contêineres e transporte aéreo e marítimo internacional para o México, Holanda e Paquistão.

Segundo Roberto Prudente, diretor geral da Bax Global (foto), esse projeto hoje é um dos cinco maiores atendidos pela Bax e demandou investimentos principalmente em pessoal e treinamento. "Trata-se de um projeto internacional que ainda tem campo para crescer, uma vez que a AGCO tem planos de dobrar a produção.

Já para 2004, a expectativa é que as operações dentro desse projeto cresçam entre 30 e 40%", disse Prudente. Ele conta que a Bax comemorou há cerca de duas semanas, a movimentação de 500 mil tratores na unidade do Rio Grande do Sul.

Projeto Scania

O segundo projeto conquistado pela Bax Global foi o contrato mundial com a Scania, companhia fabricante de caminhões e autopeças. Segundo explicou o gerente de logística da Scania no Brasil, Renato Mascarenhas, a matriz da companhia escolheu a plataforma brasileira para gerar produção de exportação para África, Oriente Médio e Ásia.

Ele contou que a planta brasileira conta com uma capacidade instalada para 20 mil veículos e que no ano passado produziu apenas 7 mil. "A demanda caiu nas vendas para a América Latina - principalmente em função de grandes mercados como o argentino - e também internamente no país", explicou Mascarenhas. "A meta da companhia é que, já ao final de 2003, a planta brasileira esteja fabricando cerca de 10 mil veículos", comentou.

Ainda segundo Renato Mascarenhas, a Bax Global tem um papel fundamental no processo logístico, principalmente no transporte de produtos acabados, como é o caso da maior parte da carga embarcado para a Ásia (Coréia do Sul). "O produto acabado passa cerca de 40 dias em trânsito, da fábrica da Scania até o destino final e nesse percurso, é manuseado várias vezes, nem sempre por pessoal nosso, o que faz com que as avarias sejam um problema constante nos produtos entregues", contou.

Ele explicou que a função da Bax Global no processo é garantir a qualidade do produto final, com vistorias em cada etapa do processo de exportação, incluindo cada transbordo. "Essa responsabilidade assumida pela Bax foi o diferencial que fez com que a Scania optasse por esse operador logístico.

A qualidade do produto é garantida e, o mais importante, a satisfação do cliente final", disse Mascarenhas. Roberto Prudente disse que esse projeto com a Scania também é um dos cinco maiores operados hoje pela companhia.

Sobre a Bax Global

A BAX Global é subsidiária do grupo Brink's, companhia com faturamento anual de 1.9 bilhões de dólares e uma das maiores empresas Globais de Transporte Internacional e Gerenciamento da Cadeia Logística, sediada em Irvine, CA, EUA. A companhia opera com 500 escritórios em 123 países nos cinco continentes, todos interligados numa rede de comunicação online. No Brasil, a companhia já tem planos para a abertura de mais um escritório, em Porto Alegre, em março de 2004.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.