CI

Bayer anuncia nova molécula de herbicida

Um novo traço genético para resistir ao ingrediente ativo também está em desenvolvimento


Foto: Marcel Oliveira

A Bayer anunciou o desenvolvimento de uma nova molécula de herbicida. Trata-se do primeiro ingrediente ativo com novo modo de ação para controle de plantas daninhas pós-emergência nos últimos 30 anos.

A descoberta de novos modos de ação contra as invasoras tem sido o maior desafio da indústria de agroquímicos. Enquanto isso, cresce exponencialmente a resistência das plantas daninhas contra os herbicidas disponíveis no mercado, aumentando a importância de ampliar o leque de opções tanto para preservar as tecnologias como as práticas que ajudam a sequestrar gases de efeito estufa, tais como o plantio direto. 

De acordo com a Bayer, a molécula encontra-se na “Fase 2” do desenvolvimento inicial, mas já demonstrou um controle “eficaz de gramíneas resistentes importantes” nas pesquisas iniciais: “O trabalho demonstra progresso em direção ao compromisso de longo prazo da Bayer de investir aproximadamente 5 bilhões de Euros em novos métodos para combater plantas daninhas na próxima década”. 

Ainda de acordo com a fabricante, a descoberta desta molécula está sendo complementada por um projeto para identificar e desenvolver um novo traço, ou característica biotecnológica correspondente para transmitir tolerância ao novo herbicida. Também nesse caso as abordagens iniciais estão “sendo avaliadas”, informa a multinacional.

MAIS ANÚNCIOS

Além do novo herbicida, a Bayer ainda apresentou mundialmente nesta quinta-feira (13.02) que avançou no desenvolvimento de uma nova variedade de milho de baixa estatura através da edição genética. Com isso, dois conceitos anteriores avançaram para a “Fase 3”.

A gigante com origem alemã também informou que três gerações de características de tolerância a herbicidas na soja avançaram, representando o “pipeline mais robusto do setor de biotecnologia de controle de ervas daninhas para a soja”. Tudo isso foi conseguido, ressalta a Bayer, graças ao maior investimento em P&D da indústria agrícola: mais de 2,3 bilhões de Euros por ano.
 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.