CI

Belivaldo entrega equipamentos para aumentar produção agrícola em Feira Nova

O benefício tem o objetivo de promover a mecanização agrícola no incremento do plantio de milho, feijão e forragem para o gado


O benefício tem o objetivo de promover a mecanização agrícola no incremento do plantio de milho, feijão e forragem para o gado

Este domingo, 19, foi de festa para o povoado Lagoa dos Porcos, no município de Feira Nova. O vice-governador, Belivaldo Chagas, e o secretário de Estado da Inclusão, José Sobral, visitaram a comunidade para dialogar com os moradores e oficializar a entrega de implementos agrícolas aos pequenos produtores familiares da Associação dos Produtores Rurais da Comunidade.

O benefício faz parte do convênio que contempla os Editais de Apoio aos Arranjos Produtivos Locais de Baixa Renda (APLs) e tem o objetivo de promover a mecanização agrícola no incremento do plantio de milho, feijão e forragem para o gado.

“A maior obra que o nosso governo vem fazendo, maior até do que as muitas de concreto, é a de promover a conscientização das pessoas e de mudar a realidade de comunidades em todo o estado com o incentivo a projetos que trazem o desenvolvimento para toda região e o sorriso no rosto do cidadão. A consciência da necessidade da união dos moradores para reivindicar melhorias para suas comunidades e o diálogo aberto com o poder público é fundamental para melhoria de vida de todos. Nosso papel como governantes é ouvir as reivindicações da população e ampliar o potencial das forças de cada comunidade do nosso estado, estimular essa união e atender suas demandas para que o povo possa ter o protagonismo que lhe é de direito. Por isso as organizações comunitárias são tão importantes e valorizadas pelos projetos do governo do Estado, porque elas fazem a diferença”, declarou o vice-governador.

A Associação dos Produtores Rurais da Comunidade Lagoa dos Porcos foi contemplada com colhedora de forragem, carreta agrícola basculante, plantadeira/adubadeira e grade aradora, frutos de investimento de R$ 83.831, 00, recursos oriundos do governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Mulher, Inclusão e Assistência Social, do Trabalho e dos Direitos Humanos (Seidh), em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

O presidente da Associação, Arioberto Feitoza, informou que as máquinas permitirão um aumento de produção de até 80%. “Essa é a primeira vez que um vice-governador vem aqui na nossa comunidade e isso é uma felicidade para todos nós. Esses equipamentos são muito importantes, porque vamos conseguir ampliar nossa produção em até 80% e isso, além de melhorar nossa renda, valoriza nosso trabalho”.

Arioberto Feitoza também explicou que o alcance dos benefícios não se restringe aos 33 associados da organização. “Esses equipamentos atendem toda nossa comunidade e as comunidades vizinhas. Só aqui na Lagoa dos Porcos são mais de 100 famílias, cerca de 500 pessoas beneficiadas. Damos assistência a todos”, garantiu.

Para o prefeito de Feira Nova, José Carlos dos Santos, popularmente conhecido como ‘Painho’, a presença do governo de Sergipe com ações em todo estado é importante para o desenvolvimento do município. “É importante recebermos o nosso vice-governador aqui no nosso município. A gente entende que todas as ações de apoio do governo do Estado junto às associações, de fato, incentivam os pequenos produtores e ajuda a aumentar a produção agrícola do nosso município. A gente vê essas ações com bons olhos e, agora, é continuar a buscar projetos inovadores junto às secretarias do governo do Estado. A Prefeitura só tem a agradecer a atenção com o nosso município”.

De acordo com o secretário de Estado da Inclusão, José Sobral, além dos equipamentos, o Estado oferece aos produtores capacitações e orientação para o uso das máquinas e para utilização adequada da terra. “São capacitações para acesso ao mercado de trabalho e uma série de outras ações que contribuem de forma efetiva na evolução da comunidade, porque não é só entregar os equipamentos, estamos constantemente incentivando os agricultores e prestando orientação para que eles possam melhorar sua renda e qualidade de vida, essa é a grade finalidade. Hoje a gente discutiu aqui questões relacionadas ao meio ambiente, a necessidade de reflorestamento, trouxemos mudas, discutimos a utilização correta dos equipamentos agrícolas, como usar os equipamentos sem estragar o solo e como utilizar os insumos, como adubo, para otimizar os recursos e ter os resultados esperados”, destacou.

Mais benefícios

A comunidade aproveitou a visita do vice-governador para solicitar o calçamento de vias do povoado e o reforço do fornecimento de energia elétrica local. “Vou levar ao governador Jackson Barreto o pedido de vocês e vamos trazer calçamento para essa comunidade. É bonito chegar aqui e perceber todo esse empenho de vocês para fazerem as coisas acontecerem e o quanto vocês são extremamente organizados. Continuem dessa forma que continuaremos de portas abertas para ouvir e apoiar a comunidade no que for possível”, elogiou Belivaldo.

Antes da visita ao povoado, Belivaldo assistiu, na sede municipal, a uma partida pelo Torneio de Futebol Amador Heleno Vieira, em Feira Nova.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.