CI

Biodiesel eleva a venda garantida no Rio Grande do Sul

Indústrias que irão operar no Estado planejam aumentar aquisição de grãos


As três indústrias de biodiesel que devem entrar em operação nos próximos 30 dias no Rio Grande do Sul pretendem aumentar a aquisição de matéria-prima da agricultura familiar. A expectativa inicial do governo federal era de garantia de venda de 30% dos grãos a serem usados, mas esse percentual poderá chegar a 50%, na Oleoplan, em Veranópolis; BSBios, em Passo Fundo, e Brasil Ecodiesel, em Rosário do Sul. Os dados são do coordenador nacional do Projeto de Biodiesel, Arnoldo Campos, que esteve no RS.

Conforme a Lei no 11.116, empresas que absorvem matéria-prima da agricultura familiar têm redução no pagamento de PIS/Cofins de R$ 0,22 para R$ 0,07 por litro de biodiesel produzido. Campos destacou que a capacidade de resposta das cooperativas gaúchas coloca o RS em estágio avançado no país, junto com a Bahia e o Mato Grosso do Sul.

Ele prevê que na safra 2007/08 as quatro principais oleaginosas terão financiamento e cobertura de seguro. A Embrapa Pelotas concluiu o zoneamento da mamona no RS. O texto será enviado ao Mapa nas próximas semanas e para aprovação do Conselho Monetário Nacional (CMN). A expectativa é que o financiamento da cultura seja incluído no Plano de Safra. Segundo técnicos, a mamona tem rendimento superior de óleo.

"Este fato impulsiona a mudança da matriz produtiva, com uma postura mais critica em relação a outras culturas, como a soja, que garante uma baixa margem ao agricultor", disse o agrônomo do Departamento de Bioenergias da Fetag, Valdecir Zonim. Um estudo da Federação aponta que com as indústrias, incluindo a Granol, de Cachoeira do Sul, o RS poderá produzir 440 milhões de litros de B2/ano, 50% da demanda nacional estimada. "Isso terá grande impacto sobre a produção de oleaginosa do Estado".

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.