Biodiversidade pode mitigar os efeitos da mudança climática

DESCOBERTA

Biodiversidade pode mitigar os efeitos da mudança climática

“Neste trabalho realizamos uma análise dos fatores fisiológicos da planta"
Por: -Leonardo Gottems
86 acessos

Uma pesquisa desenvolvida pelo Departamento de Ciências Agrárias e Ambiente Natural da Universidade Jaume I, da Espanha, em parceria com o Laboratório de Entomologia Agrícola do Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC), indicou que a biodiversidade agrícola pode auxiliar na mitigação dos efeitos das mudanças climáticas. Nesse cenário, os resultados mostram que a conservação das variedades tradicionais aumenta os efeitos do estresse hídrico e danos causados por ácaros. 

“Neste trabalho realizamos uma análise dos fatores fisiológicos da planta que afetam a interação planta-ácaro e observamos, em particular, que o acúmulo de açúcares e aminoácidos como consequência da falta de água tem um efeito positivo sobre a planta", explica Miguel González Guzmán, um dos responsáveis pelo estudo. 

Para o professor Aurelio Gómez Cadenas, “os efeitos positivos são acompanhados por alterações nos níveis da hormona de ácido abscísico responsáveis pela resposta à seca, e reduzida atividade de certos inibidores de protease, proteínas de defesa envolvido na proteção do tomateiro contra o ataque da aranha vermelha”. 

Segundo eles, uma mudança significativa em condições climáticas causadas pelo aquecimento global, têm um efeito significativo sobre a produção e qualidade dos produtos agrícolas, também afetam os parâmetros de crescimento de várias pragas. "Esta espécie tem um caráter cosmopolita e, além disso, é capaz de infestar quase qualquer cultura, entre as quais há espécies hortícolas, como tomates ou árvores frutíferas, como frutas cítricas”, conclui.


Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink