Biogénesis-Bagó apresenta vacina para diarréia em bezerros
A vacinação das matrizes antes do parto é uma estratégia prática e eficaz para combater as diarréias em recém nascidos
A diarréia se caracteriza por grande perda de líquidos e eletrólitos corporais, causando desidratação que, dependendo do grau, pode levar à perda de peso, podendo evoluir para um choque hipovolêmico e até mesmo a morte do animal. Esses problemas representam um dos maiores obstáculos na produção de bezerros, sendo causadoras de uma alta morbidade e uma significativa mortalidade. Além disso, geram um aumento significativo no custo de produção devido ao gasto com medicamentos e a perda de animais.
A vacinação das matrizes antes do parto é uma estratégia prática e eficaz para combater as diarréias em recém nascidos, uma vez que a mãe imunizada passa, através do colostro, anticorpos para o bezerro, suficientes para protegê-lo durante os primeiros três meses de vida. Este é o tempo necessário para que o sistema imunológico do mesmo esteja preparado para defender o organismo dos patógenos presentes no meio ambiente.
A Biogénesis-Bagó no Brasil oferece entre seus produtos a Rotatec-J5, uma vacina específica contra diversos agentes causadores de diarréia, sendo eficaz na redução da ocorrência também por casos de mastites ambientais e endotoxemias. Comercializado em frascos de 120 ml para 40 doses e em 45ml para 15 doses, este biológico possui dois antígenos: Um contra Rotavírus, virose muito presente nos plantéis bovinos do Brasil e um antígeno chamado J5, que é uma cepa específica que protege contra a bactéria Escherichia Coli – causadora de problemas entéricos nos animais e as demais bactérias do grupo Gram Negativas – sendo a única vacina vendida no Brasil que confere este tipo de proteção. O manejo destas aplicações é feita de forma simples, aplicando 3 ml por animal via subcutânea ou intramuscular.
Analise de relação custo / beneficio na implantação da Rotatec-J5
Os custos com a prevenção e tratamento da diarréia neonatal nos sistema de produção de bezerros de corte foram analisados em dois grupos de matrizes, sendo um grupo imunizado, 60 e 30 dias pré-parto, com a vacina Rotatec-J5 contra endotoxinas produzidas pela maioria das bactérias gram negativas (Echerichia coli J5) e Rotavírus, e o outro não imunizado servindo como grupo testemunha. A queda na prevalência de diarréia neonatal nos bezerros pertencentes ao lote de vacas vacinadas gerou uma redução de 39,4% nos gastos com medicamentos, mão de obra e manutenção de vacas que perderam bezerros após o nascimento, devido à diarréia neonatal, tornando economicamente viável a implantação da vacina contra diarréia neonatal no sistema de produção de bezerros de corte. O experimento foi realizado em 200 vacas da raça Nelore, pertencentes à fazenda Irara, localizada no município de Uberlândia-MG. As informações são da assessoria de imprensa da Biogénesis-Bagó Saúde Animal.