Bioinsumos aproximam Emater/RS-Ascar e Simbiose
CI
Imagem: Divulgação
AGRICULTURA

Bioinsumos aproximam Emater/RS-Ascar e Simbiose

"Nosso compromisso é com a sociedade, que tem nos cobrado a produção limpa, à base de produtos biológicos"
Por:

O diretor técnico da Emater/RS, Alencar Rugeri, e o supervisor de vendas/RS da Simbiose, Deraldo Horn, se reuniram nesta quarta-feira (07/10) na sede da empresa, em Cruz Alta, para falar sobre um interesse em comum, o uso de insumos biológicos (bioinsumos) no controle de pragas e doenças em plantas e outros insumos biológicos. A Simbiose é a maior produtora de insumos microbiológicos do Brasil, com presença em todos os estados brasileiros e no exterior.

"Nosso compromisso é com a sociedade, que tem nos cobrado a produção limpa, à base de produtos biológicos", disse Rugeri. "Buscamos dar visibilidade aos insumos biológicos, de baixo impacto ambiental", completou o diretor técnico da Emater/RS.

O supervisor de vendas da Simbiose vislumbra um cenário lucrativo para os bioinsumos. "O biológico é uma realidade, é um produto complementar e, às vezes, substituto aos defensivos químicos tradicionais", disse Horn. "Este mercado cresceu, está crescendo e, nos próximos anos, vai crescer ainda mais", completou Horn.

Para o futuro, o diálogo entre a Emater/RS-Ascar e a Simbiose deverá ser aprofundado internamente e poderá resultar em ações conjuntas, tais como a participação em feiras e dias de campo, bem como testes com bioinsumos em municípios onde a Emater/RS-Ascar atua.

Simbiose

O negócio da Simbiose é fazer biociência para o agronegócio e, dentre dezenas de entidades parceiras, desenvolve pesquisa com a Embrapa. Em Cruz Alta, a fábrica trabalha com defensivos biológicos, a exemplo do BT Control, formulado a partir da bactéria Bacillus thuringiensis, para controle de lagartas que atacam diversas espécies de plantas cultivadas. Na fábrica Simbiose Jet, localizada no município Fazenda Rio Grande (PR), são produzidos inoculantes e fertilizantes especiais, além de equipamentos, tais como a Simbiose Jet, que é um inoculador no sulco de plantio.

Também participaram da reunião, em Cruz Alta, o gerente da Emater/RS-Ascar da região de Ijuí, Carlos Turra, e a extensionista rural da Instituição, Larissa dos Reis.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink