CI

Biomassa é energia renovável mais usada na UE

Biomassa representa mais de 61% da energia renovável consumida nos 28 países-membros da União Europeia


Em 2020, se prevê que a bioenergia contribua à metade do objetivo da União Europeia de alcançar 20% da produção de energia a partir de renováveis. A biomassa representa mais de 61% da energia renovável consumida nos 28 países-membros da União Europeia e 7% de seu consumo final bruto em 2015, de acordo com o informe de estatísticas sobre o desenvolvimento na União Europeia da Associação Europeia de Biomassa (Aebiom).

Além disso, em 2020 se prevê que a bioenergia contribua para a metade do objetivo da União Europeia de alcançar 20% da produção de energia a partir de renováveis. Segundo o informe, o consumo de bioenergia na UE aumentou em 6,53% em 2015, o que se supõe um incremento recorde e 1,7 ponto acima do crescimento médio anual (4,8%) registrado desde o ano 2000.

Mesmo assim, a bioenergia é líder entre as renováveis para uso térmico com 88% dos usos de calefação e refrigeração, o que representa 10% da energia térmica primária consumida na Europa. No entanto, a geração elétrica é a “principal tarefa pendente para o setor na Espanha”, segundo assinala o presidente da Aebiom, Javier Díaz.

Neste caso, a bioenergia se mantém com 6% do total europeu em términos de geração elétrica, segundo a biomassa o combustível mais empregado (51%), seguido do biogás (34%). A esse respeito, Diaz considera que a geração elétrica com biomassa se paralisou praticamente a raiz da entrada em vigor do Decreto 1/2012.

Por isso, se considera “fundamental” a modificação do marco regulatório atual de maneira que “toda a cadeia de valor receba uma compensação justa e facilite o retorno dos investimentos”. A bioenergia é um setor econômico que gera um negócio anual de mais de 56 bilhões de euros, com quase meio milhão de empregos diretos e indiretos. A biomassa representa a maior parte do volume do negócio, com uma faturação anual de 36 bilhões de euros, mais de 64% do total.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.