Biopesticida é eficaz contra nematóide do cisto da batata
CI
Imagem: Eliza Maliszewski
ALTERNATIVA

Biopesticida é eficaz contra nematóide do cisto da batata

Essa é uma das principais doenças da cultura
Por: -Leonardo Gottems

Uma equipe de pesquisadores da Itália e da Moldávia participou de um projeto de pesquisa para testar a eficácia da Abamectina no controle do nematóide de cisto da batata, Globodera pallida . Os resultados da pesquisa foram publicados na revista científica Plants.

De acordo com informações publicadas pela Extension Toxicology Network , “a abamectina é uma mistura de avermectinas contendo cerca de 80% de avermectina B1a e 20% de avermectina B1b. Esses dois componentes, B1a e B1b, têm propriedades biológicas e toxicológicas muito semelhantes. As avermectinas são compostos inseticidas / miticidas derivados da bactéria do solo Streptomyces avermitilis . A abamectina é um produto natural da fermentação desta bactéria. Ele atua como um inseticida, afetando o sistema nervoso e paralisando os insetos”.

A equipe de pesquisa afirma em seu artigo que o nematóide de cisto da batata, Globodera pallida, é uma das principais pragas da cultura da batata. Eles escrevem que “a abamectina é um pesticida biológico que apresenta alta atividade nematicida, mas sua eficácia para controlar G. pallida não foi investigada até o momento”.

Em seu estudo, uma combinação de diferentes concentrações de abamectina variando de 1,125 a 36 µg / mL x e tempos de exposição de 24 a 384 h foram testados no nematóide em um teste de incubação. A abamectina induziu mortalidade com valor de DL50 na faixa de 13,23 (após 24 h) a 2,90 µg / mL (após 384 h). Um experimento em estufa também foi realizado em vasos cheios de solo infectado com G. pallida na presença de tubérculos de batata germinados cultivar “Spunta”. Abamectina a 4,5, 9,0, 18,0 e 36,0 µg / mL foi usada em comparação com o nematicida fostiazato.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink