CI

Bioplástico a base de proteínas pode acabar com contaminação

As propriedades dos bioplásticos inovadores podem ser adaptadas de acordo com as necessidades


Foto: Pixabay

À medida que a demanda por embalagens aumenta, o mesmo acontece com os resíduos gerados por plásticos de base petroquímica. Atualmente, estima-se que cerca de 8 milhões de toneladas de plásticos acabem nos oceanos todos os anos.

Uma equipe de pesquisa liderada por Jingjing Li e Yawei Liu da Academia Chinesa de Ciências e Bo Wei, membro do PLA First General Hospital Medical Center, apresentou um novo método para a produção de plásticos à base de proteínas que são facilmente processáveis, biodegradável e biocompatível, além de possuir propriedades mecânicas favoráveis

As propriedades dos bioplásticos inovadores podem ser adaptadas de acordo com as necessidades. Para isso, desenvolveram duas proteínas ricas em lisina e as reproduziram em culturas bacterianas: o "ELP" que é um polipeptídeo semelhante à proteína elastina do tecido conjuntivo que não possui dobra definida, o que lhe confere dureza e elasticidade. E o "SRT" consistindo de ELP mais segmentos de cristal de uma proteína de lula com estrutura em folha β.

ELP (ou SRT) reticula um derivado de polietilenoglicol (PEG) através de seus grupos laterais amino de lisina. Se a ligação ocorrer em água, o material pode simplesmente ser seco em um molde. O resultado é um bioplástico duro, transparente e resistente a solventes. Suas propriedades mecânicas podem ser variadas alterando a proporção de PEG. Isso permite que os bioplásticos sejam produzidos à temperatura ambiente em qualquer forma desejada e sem produtos químicos tóxicos ou etapas complexas de processamento. Sua tensão de ruptura excede a de muitos plásticos comerciais. No entanto, um problema ainda a ser resolvido é que o material incha na água.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.